sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura deve criar comissão pró-logística para Sorriso ser inserida no traçado da Ferrogrão

PUBLICIDADE

A secretaria de Indústria, Comércio e Turismo deverá ficar responsável pela criação do grupo que discutirá os investimentos em logística no município. O principal objetivo é conseguir a inclusão de Sorriso no traçado da ferrovia Sinop-Miritituba (PA), a chamada “Ferrogrão”. “Vamos esperar passar o período de safra, porque vamos envolver os produtores também nestas discussões. Acredito que, após o carnaval, o grupo deverá ser criado”, adiantou, ao Só Notícias, o prefeito Ari Lafin (PSDB).

De acordo com o gestor, além dos produtores, a intenção da prefeitura é convocar representantes do sindicato rural, cooperativas e outras entidades para integrarem o grupo. “O objetivo é levantar as demandas de transporte no Estado e na nossa região, e discutirmos as possibilidades traçadas pelo governo federal. Gostaríamos que Sorriso fosse incluída no traçado da Ferrogrão. Para isso, vamos fazer agenda de trabalho e tentar reuniões com os ministros dos Transportes e Agricultura. Também vamos pleitear isso junto ao governo do Estado”.

Com 933 quilômetros de extensão, entre Sinop e Miritituba, a ferrovia terá capacidade de movimentar até 50 milhões de toneladas por ano, em um projeto que deve demorar cinco anos para ser concluído. A previsão é que R$ 10 bilhões sejam investidos no modal. Estudos de viabilidade, apresentados no ano passado, teriam demonstrado que, para ser viável, a concessão da ferrovia deveria durar aproximadamente 65 anos. A previsão do governo federal é lançar tanto o edital quanto o leilão no 2º semestre.

A princípio, o projeto original prevê que a ferrovia iniciará em Sinop, onde será construído um terminal de cargas. Ari Lafin e o prefeito de Lucas, Luiz Binotti (PSD), no entanto, se articulam para tentar expandir o traçado até os dois municípios, visando melhorar o escoamento da safra agrícola da região e aumentar a produção atual. As duas cidades são fortes produtoras de soja e milho (Sorriso é o maior produtor nacional de soja).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria recomenda a prefeitura melhorias em quatro unidades de saúde em Sorriso

O Ministério Público do Estado vistoriou quatro Unidades de...

Diretório estadual destitui comissão provisória do PL em Sinop

O diretório estadual do Partido Liberal decidiu destituir os...
PUBLICIDADE