A comissão que elabora o plano diretor deve entregar hoje o projeto para a câmara. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo chefe de gabinete Carlos Girotto. Os vereadores terão 60 dias para aprovar o projeto, que começou a ser elaborado em março do ano passado. Uma comissão especial deve ser criada para analisar as propostas que visam ordenar o crescimento do município nos próximos anos. “Tem até 60 dias, mas o parecer pode sair antes disso, depende da agilidade dos vereadores da comissão que será criada”, acrescentou Girotto.
Entre as propostas do plano diretor está a definição de três áreas para a instalação de indústrias. A área um será destinado para empresas poluentes. O industrial dois para empresas intermediárias, de médio grau poluente As duas ficam fora do perímetro urbano. Já para empresas de leve grau poluente a área fica às margens do córrego Xixi, dentro do perímetro urbano.
O projeto também define regras para o zoneamento do uso e ocupação do solo, organização do perímetro e expansão urbana, novo sistema viário e a ampliação do parque municipal Córrego Lucas. Também ações relacionadas a saúde, desenvolvimento social e econômico, urbanismo, meio ambiente, entre outras.
A câmara deve definir audiências para debater com a sociedade essas propostas. Desde que começou a ser elaborado o projeto, várias discussões foram feitas nos bairros e com entidades do município. Após a aprovação, o plano deve ser apresentado ao Ministério das Cidades, que faz a regulamentação de todos os municípios brasileiros.