A prefeitura de Sinop abriu uma licitação para ampliar a Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Amaro de Souza, no bairro São Cristóvão. O investimento estimado, conforme consta no edital de licitação, é de R$ 8,9 milhões.
Segundo a prefeitura, o objetivo da ampliação é “promover melhor qualidade e ofertar conforto para seus alunos visando melhorar a qualidade de ensino ofertada por este município onde os alunos irão frequentar a educação básica em horário normal, receber as refeições na instituição e atividades complementares no horário oposto”.
A prefeitura também explica, no edital, que a ampliação “possibilitará o atendimento em período integral e irá sanar a atual situação de fila de espera por vagas naquela unidade”. A empresa que irá executar as obras terá o prazo de 540 dias para concluir os serviços.
A escola Maria Aparecida Amaro de Souza teve a jornada expandida para os estudantes do ensino fundamental em 2018, durante a gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli. Em 2020, durante a campanha, o atual prefeito, Roberto Dorner, prometeu aumentar o número de escolas de tempo integral e, ainda, ampliar a unidade do São Cristóvão.
A escola abrange um público estudantil entre 1º e 5º ano. De acordo com a assessoria do município, além das turmas deste segmento, a unidade oferta também Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntos, os dois nichos (Fundamental e EJA) totalizam cerca de 580 estudantes.
Em agosto deste ano, Dorner lançou o projeto da escola municipal de ensino infantil em tempo integral Ivete Maria Crotti Dorner, que será construída no Residencial Sabrina I, na região dos Vilas. O investimento será de aproximadamente R$ 21 milhões e o prazo de entrega é de 18 meses.
A escola terá 16 salas, atenderá 500 alunos, com aulas e atividades durante o dia todo, contando com auditório, anfiteatro, piscina, piso molhado, campo de futebol, quadra de esportes, espaço para jogos, salas de jogos, espaço para balé, karatê, biblioteca, espaço Google e cozinha pedagógica. A unidade contará também com hortas, pista de atletismo, refeitório amplo, sala de informática.
Dorner disse que a Escola de Tempo Integral representa um importante avanço na área educacional do município. A atual gestão também prevê a construção de uma escola de tempo integral no bairro Daury Riva.