sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitos participam hoje de marcha em Brasília para aumentar FPM

PUBLICIDADE

Mais de 2.000 prefeitos se reúnem hoje em Brasília na 8ª Marcha em Defesa dos Municípios, cujo principal objetivo do é aumentar o repasse de recursos do governo federal para as prefeituras. Na agenda do encontro, que se realiza anualmente e vai até quinta-feira, estão reuniões com os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

Embora o problema atinja diretamente todos os municípios do Nortão, municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum já anunciaram prejuízos com a atual forma de distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Devido a uma programação já pré-definida na agenda, os prefeitos de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum não poderão participar do evento.

Eles querem a aprovação do aumento de 1% no FPM previsto na reforma tributária. Essa é uma reivindicação antiga, já pleiteada no ano passado quando cerca de 3.000 prefeitos participaram da 7ª edição da marcha.Atualmente, 22,5% do que é arrecadado com o Imposto de Renda e com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é destinado aos municípios por meio do FPM. Se o percentual passar para 23,5%, como está sendo reivindicado, as prefeituras teriam R$ 1,2 bilhão a mais a cada ano.

No mês passado, Severino recebeu alguns prefeitos em seu gabinete e disse que fará o possível para a que reforma tributária entre logo em votação. Os prefeitos também reclamam que, a cada ano, eles ficam com uma parcela menor da arrecadação tributária nacional. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) estima que hoje os municípios ficam com 14,6% da arrecadação nacional. A intenção é elevar esse percentual para 17,5%. (Fonte: Agência Câmara).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE