sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão preocupados com suspensão de guias para madeireiras

PUBLICIDADE

Seis prefeitos da região do Alto Tapajós, no Norte do Estado, manifestaram hoje, preocupação ao governador Blairo Maggi, quanto à paralisação das atividades madeireiras, responsáveis por 70% da arrecadação e seis mil empregos direto nos municípios de Paraníta, Nova Bandeirantes, Apiacás, Alta Floresta, Nova Monte Verde e Carlinda.
     
Os gestores municipais solicitaram intercessão do Governo junto à Fema (Fundação do Meio Ambiente) e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) em relação ao atendimento às indústrias, no sentido de evitar demissão em massa e a falência dos municípios que dependem do setor.
     
“Estamos muito apreensivos com toda essa situação envolvendo as questões ambientais. Mas, o setor é forte em nossa região, movimenta a economia dos municípios. As indústrias legalizadas e regulares não podem ser penalizadas pelas irregularidades de algumas madeireiras, sob pena de termos um grande problema social”, afirmou o representante da União dos Municípios do Alto Tapajós (Umat), Pedro Alcântara, prefeito de Paranaíta.
     
Suspeitas de corrupção na Fema fizeram o Governo do Estado suspender o atendimento ao público por 10 dias para investigar as denúncias. Sob intervenção, o Ibama suspendeu as liberações das ATPFs (Autorização de Transportes de Produtos Florestais) por 40 dias, documento necessário para a exportação e o transporte de madeiras.
     
     
O governador entende a situação dos municípios, mas adianta que quanto à Fema o prazo tem de ser respeitado, porque é uma medida administrativa. Em relação ao Ibama, vai solicitar uma reunião com o interventor do Ibama para esclarecer as questões legais das ATPFs.
Os prefeitos também reivindicaram mais recursos para o transporte escolar, a reforma de maquinários a ser usados na pavimentação de rodovias estaduais e municipais, e a aquisição de medicamentos.
     
     
Maggi afirmou que vai encaminhar as solicitações às secretarias responsáveis para que sejam analisadas e, posteriormente, atendidas no que for possível.
 “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da reunião. O governador já fez em dois anos por nossa região, o que ninguém fez em 20 anos. No meu município, por exemplo, (Paranaíta), levou o projeto Nossa Terra Nossa Gente que entregou casas no campo a 50 famílias, construiu pontes entre outras. Mas, nossa demanda é grande e precisamos do apóio dele (Blairo Maggi)”, ponderou Alcântara.
     

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE