quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão intensificam mobilização para implantação de hidrovia

PUBLICIDADE

Começam ser elaboradas neste sábado, em uma audiência pública em Alta Floresta, as propostas para implantação da hidrovia Teles Pires – Tapajós. A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias, dos municípios de Paranaíta, Carlinda, Nova Bandeirantes, Apiacás e Nova Monte Verde – que integram o consórcio Vale do Teles Pires – além de outros da região Norte, devem participar das discussões.

A proposta inicial, já inclusa na relação descritiva do Sistema Hidroviário Nacional, é que a hidrovia comece em Alta Floresta, no rio Tapajós, afluente da margem direita do rio Amazonas, e siga por 851 km até a confluência dos rios Teles Pires e Juruena. Sua foz, na cidade de Santarém, está a cerca de 950 km de Belém e 750 km de Manaus.

A obra pode custar US$ 200 milhões e viabilizar um novo canal de escoamento da produção agrícola, madeireira e pecuária de todo o Nortão, reduzindo custos com fretes e possibilitando a expansão das exportações de 35 municípios que estão na área de influência da hidrovia. Hoje, a má conservação das rodovias é considerado o principal entrave para a comercialização da produção local.

Esta é uma cobrança do setor produtivo da região há muitos anos e foi incluída no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do Governo Federal para que novos estudos sejam feitos apontando a viabilidade da obra.

Além dos prefeitos, devem participar da audiência, a partir das 09 horas, na AABB, representantes da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Ibama, sindicatos rurais, de madeireiros e moveleiros, Clubes de Dirigentes Lojistas (CDL), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), clubes de serviços e deputados.

Esta é a terceira audiência, este ano, para discutir o assunto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE