A proposta de firmar um pacto de ‘não agressão’ para não desmatar ou abrir novas áreas para expansão agrícola em 13 municípios do Norte de Mato Grosso, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires, desde que haja a compensão para os produtores e prefeituras, será encaminhada ao Ibama, ao Governo Federal e Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A proposta é semelhante a defendida, ano passado, nos Estados Unidos e Europa, pelo governador Blairo Maggi, para ONGs e multinacionais do agronegócio.
A decisão saiu na última sexta-feira, durante um encontro em Lucas do Rio Verde, com prefeitos e vices de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União do Sul, Vera. Eles defendem que os prefeitos assinem o pacto, com comprometimento dos produtores e municípios.
Uma reunião ficou marcada para o próximo dia 29, quando formalizarão o protocolo com todas as propostas e regras para as prefeituras.
Conforme Só Notícias já informou, o secretário Estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, também participou e ressaltou a importância da aliança para que o Estado deixe de ser visto como campeão das agressões à natureza e sua produção deixe de sofrer sanções ou restrições comerciais, informou a assessoria.
Ele adiantou a realização do 1º Fórum da Sema e secretarias municipais de Meio Ambiente, em 15 de março, em Lucas do Rio Verde.
(Atualizar às 13h55)