Integrantes da Comissão Pastoral da Terra continuam mobilizados na sede do Incra – Instituto de Colonização e Reforma Agrária – de Colíder (160 km de Sinop), desde quarta-feira passada. Eles cobram posição sobre o comodado (empréstimo gratuito e temporário mediante condições preestabelecidas) de uma fazenda em Nova Canaã do Norte, mas, segundo o coordenador local do órgão, Gilmar José Baú, nenhum posicionamento oficial foi dado pela superintendência.
“Eles encaminharam pauta pedindo agilidade no processo de seis áreas, porém, apenas de uma já entraram com documentação e está sendo analisada. As outras nem procedimento administrativo tem, então vai demorar”, detalhou, ao Só Notícias. A situação no local é tranqüila. “Espero que continue assim”, concluiu o coordenador Gilmar Baú.
As famílias estão acampadas no estacionamento da unidade e pressionam para ter mais agilidade na análise. Alegam que estão sofrendo no acampamento, na Fazenda Panorama, às margens da BR-163, com alagamentos e doenças devido as chuvas.