segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeitos debatem em Sinop atuação conjunta nas compensações por obras de usinas

PUBLICIDADE

Os prefeitos da região do Teles Pires estão reunidos em Sinop para formalizar a criação de associação de municípios para agirem conjuntamente na solução de problemas criados com os impactos gerados na construção de 5 usinas hidrelétricas no rio Teles Pires e também agirem conjuntamente nas compensações financeiras que serão cobradas das usinas. O encontro é na prefeitura e também participam representantes da Embrapa e do Sindicato Rural que apresentam dados técnicos dos impactos propiciados pelas usinas. O deputado Valtenir Pereira (PSB) está participando e levará as propostas ao Ministério do Planejamento, na próxima 5ª feira.

A preocupação dos municípios é que há projeção de Sinop, Colíder, Alta Floresta, Itaúba e demais cidades na região receberem cerca de 3 mil pessoas que vão buscar trabalho o que obrigará os municípios a aumentarem oferta de atendimentos nos setores de saúde, segurança, educação, transportes, habitação

Com usinas em construção e outras ainda em processos de licitação, os impactos poderão ser sentidos por um longo período de tempo. “Transporte, água, condições sanitárias, educação, saúde, tudo isso é uma demanda por no mínimo dez anos até que todas as usinas sejam construídas e os municípios possam ofertar a infra estrutura para quem irá continuar residindo no local no período pós construção”, disse a vice-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, que representa o prefeito Juarez Costa no encontro.

Estão reunidos em Sinop Asiel Bezerra, de Alta Floresta, Nilson Santos, de Cólider, Raimundo Zanon, de Itaúba, dentre outros. Semana passada, em Cuiabá, os prefeitos fizeram primeiro encontro para criação da associação.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires será a maior do complexo Teles Pires, com capacidade instalada 1.820 megawatts (MW) de potência. O empreendimento será construído entre as cidades de Paranaíta, em Mato Grosso e Jacareanga, no Pará, área conhecida como Cachoeira Sete Quedas.

Uma das obras que já começou fica entre Colíder e Nova Canaã do Norte, a Usina Hidrelétrica de Colíder. Porém, foram paralisadas há cerca de 15 dias por conta de incêndio em canteiro de obras que está sendo investigado pela polícia. Os cerca de 1,4 mil funcionários acabaram sendo demitidos e a empresa ainda não previu quando serão retomadas as obras.

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE