As prisões ocorreram nesta manhã, no município de Jangada (80 quilômetros de Cuiabá). O prefeito Ederzio de Jesus Mendes, o secretário de Obras, Marcos Antonio Bernadino e dois funcionários da prefeitura, foram presos por uso indevido de maquinário público. De acordo com informações da assessoria da Polícia Civil, foi durante a apuração de uma denúncia feita pela Promotoria de Justiça de Rosário Oeste (113 quilômetros de Cuiabá).
A denúncia informava que o arrendamento de um curtume localizado em Acorizal, estaria há mais de 30 dias utilizando irregularmente uma pá-carregadeira e a patrola da prefeitura de Jangada, prejudicando obras. A promotoria inclusive relatou que havia pedido que o maquinário fosse empregado em uma comunidade rural e não foram atendidos.
Em averiguações, a Polícia Civil confirmou que as máquinas estavam sendo desviadas para o uso particular. O maquinário foi encontrado na área do curtume. No local, dois funcionários da prefeitura de Jangada, trabalhavam no beneficiamento da área.
Durante a abordagem, um dos funcionários informou que estava lá a mando do prefeito. Também foi confirmada que uma outra máquina que era usada no local pertencia a prefeitura.
Diante do flagrante, além dos dois funcionários, a equipe policial liderada pelo delegado Walter de Melo Fosenca Junior, prendeu o secretário de Obras e o prefeito. Os envolvidos responderão pelo crime de utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos.
Os maquinários estão apreendidos e passarão por perícia. As máquinas devem retornar ao município de Jangada, para que sejam usadas em obras públicas.