O prefeito Ari Lafin acompanhou, ontem, a celebração dos 40 anos da Campo de Provas Brigadeiro Velloso, a Base Aérea do Cachimbo, da Aeronáutica, próximo a divisa de Mato Grosso e Pará. Ari voltou a defender a instalação de base da FAB no aeroporto regional de Sorriso. Ele manifestou, ao tenente-coronel aviador Rodrigo Gonçalves Stief, que o município conta com aeroporto regional localizado a 10 km do centro da cidade, gerenciado pela Infraero e já conta com uma unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais e do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos.
“Somos admiradores do trabalho da Aeronáutica para nosso país, e novamente, estamos reiterando a proposta de parceria, para que este trabalho de excelência realizado aqui na divisa entre o Mato Grosso e Pará possa também ser feito bem no centro de Mato Grosso, ponto estratégico para todo o país”, manifestou o prefeito sorrisense.
A articulação de Lafin iniciou, em abril do ano passado, ao requerer a base para o comandante do 6º Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar Mário Sérgio Rodrigues Costa. Em junho de 2022, no ministério da Defesa, em Brasília, o prefeito se reuniu com o coronel Souza e defendeu a viabilidade da base aérea em Sorriso.
A FAB ainda não se manifestou, oficialmente, sobre a solicitação.