sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito libera retorno das aulas, missas, cultos e prorroga toque de recolher em Sorriso  

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo - atualizada às 18h17)

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB) baixou, há pouco, decreto estabelecendo novas medidas de prevenção ao Coronavírus e estendendo a vigência de medidas que já estavam vigorando. Entre os pontos inclusos na determinação está a prorrogação do toque de recolher até o próximo dia 28, das 22h até às 5h. A deliberação foi definida no dia 30 do mês passado e perderia a validade hoje. Entre as novidades do documento está a liberação para realização de cultos, missas e de quaisquer outras atividades religiosas presenciais, inclusive no que se refere às festividades. Assim como a retomada das aulas presenciais em escolas do ensino fundamental, médio e superior na rede particulares, com reavaliação quinzenal. Na rede municipal de ensino permanece com as atividades de forma remota e sem previsão para retomada.

O documento ainda definiu que as atividades comerciais relativas a bares, tabacarias, bilhares, canchas de bochas, casas de jogos, dentre outras afins também seguem suspensas até o próximo dia 28. O documento ainda estendeu a definição que panificadoras, sorveterias, lanchonetes, pizzarias e conveniências poderão atender apenas nas modalidades delivery (entrega) e take way (retirar) no local, estando proibido o consumo de bebidas e alimentos nos estabelecimentos.

Restaurantes deverão encerrar as atividades às 22h (no último decreto era até às 18h). No entanto, a partir das 18h é proibido o consumo de bebidas alcoólicas no local. Já as empresas que trabalham com venda de bebidas, a partir de agora, somente poderão fazer entregas. Nestes estabelecimentos estão proibidos a compra, o consumo e a retirada dos produtos.

Também permanecem suspensas atividades de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como festas, confraternizações, shows, atividades esportivas em grupo, ainda que realizadas em âmbito domiciliar e em espaços públicos.

Além disso, está proibida a venda de bebida alcoólica das 22h às 5h (horário do toque de recolher) em todos os estabelecimentos comerciais do município. Além disso, a quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e as que estão em grupos de risco, definidos pelas autoridades sanitárias também foi prorrogada. No entanto com flexibilização permitindo a entrada em supermercados, bancos, farmácias, hospitais, lotéricas, dentre outros estabelecimentos considerados essenciais.

Hoje, um homem, de 50 anos, que trabalhava como motorista morreu com o novo Coronavírus, em Sorriso. O registro do óbito foi divulgado, esta manhã, pela secretaria municipal de Saúde de Sorriso. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento desde o último dia 10, mas não resistiu.

A pasta ainda informou que há 1.467 casos da doença em Sorriso (ontem havia 1.451). Destes, 497 já estão curados. Outros 49 estão internados, sendo 17 em Unidades de Terapia Intensiva e 32 em enfermarias. Ainda há 895 pacientes em isolamento domiciliar.

A secretaria ainda divulgou que 703 pacientes são considerados suspeitos da doença e aguardam os resultados dos exames. Já 1.383 passaram pelo teste, apresentaram resultados negativos e foram descartados (ontem havia 1.376). Atualmente, 50 profissionais da saúde estão afastados de suas funções em decorrência da doença, e 1.987 pessoas são acompanhadas em suas residências.

Conforme Só Notícias já informou, em Nova Mutum, o prefeito Adriano Pivetta, anunciou, há pouco, que os comerciantes poderão voltar a vender bebidas alcoólicas no município até às 18h, na modalidade delivery. No entanto, não será permitida a abertura dos bares para consumo no local. A entrega de alimentos foi alterada e, agora, poderá ser feita até às 22h (antes era até às 21h30). Além disso, prorrogou até o dia 26 o toque de recolher.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE