A noite desta quinta-feira representou uma virada de página na vida de 379 famílias que residem nas Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II. Isso porque elas receberam das mãos do prefeito Roberto Dorner os títulos de propriedade de seus terrenos. O evento foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
Os documentos fazem parte do programa Escritura na Mão, de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB). Além dos títulos das Chácaras de Lazer, o prefeito entregou ontem, outros 207 documentos aos moradores das Chácaras Planalto. Na terça-feira (20), foram 270 aos moradores do Jardim do Ouro, totalizando 856 escrituras nos três dias.
“Hoje entregamos o maior número de títulos, das Chácaras São Cristóvão I e II. Essa foi uma promessa antiga, demorou um pouco, mas graças a Deus a escritura está na mão, entregamos a cada cidadão. São bairros antigos, que fazem parte da história de Sinop, nunca tiveram esses documentos que dessem uma segurança jurídica aos proprietários. Fizemos isso para que a população fique contente”, ressaltou Dorner.
Todo o processo do programa iniciou em fevereiro deste ano, com os trabalhos de campo, coleta de documentos e orientação aos moradores das áreas contempladas. Para o desenvolvimento foi necessário realizar todo o inventário de documentos dos lotes, assim como reuniões de mobilização com a população e lideranças dos bairros, para apresentação do projeto.
“Estou muito feliz porque conseguimos o documento lá da chácara. A gente nem tinha previsão de fazer, porque é caro, aí o prefeito ajudou e a gente está feliz com essa vitória. É um presente de Natal”, afirmou a moradora da região, Divaneia Caetano.
O documento de propriedade garante aos moradores mais segurança jurídica, valorização da propriedade e possibilidades de investimentos nos respectivos imóveis. Além disso, segundo a dona Claudina Caetano, que mora na região há 25 anos, representa a realização de um sonho antigo.
“Muito feliz, porque nós não íamos conseguir. Graças a Deus, conseguimos esse documento. Obrigado por tudo, a gente aguardava isso há 25 anos, e agora conquistamos. É uma felicidade imensa”, destacou em tom de emoção.
Segundo a prefeitura, esse é o maior programa de regularização fundiária urbana e rural já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. A ação, ainda visa valorizar e dar mais qualidade de vida aos moradores destas regiões.
“Temos muita coisa para fazer por esse bairro e faremos, começando com a entrega desses títulos. A gente sentiu a alegria desse povo, dos moradores que receberam essa escritura. Alguns estavam há 20 anos esperando o documento. A gente se dedicou e colocou esse título na mão de cada cidadão, cumprindo um compromisso que fizemos com todos esses moradores”, acrescentou o prefeito.
Outros bairros estão em desenvolvimento e devem ser entregues assim que os processos forem concluídos. “É com muita alegria que a gente vem celebrar as festas de final de ano fazendo essa entrega significativa na vida de mais de 850 famílias sinopenses. Esse é um grande projeto idealizado pelo prefeito Roberto Dorner, onde no início de sua gestão se propôs a atender essa grande demanda e teremos um total de 2 mil famílias contempladas nessa primeira contratação”, concluiu a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon.