sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Prefeito do Nortão diz que aumenta sua responsabilidade após ótima avaliação no índice de gestão fiscal

PUBLICIDADE

O prefeito de Cláudia (90 quilômetros de Sinop), Altamir Kurten (PSDB), disse, em entrevista ao Só Notícias, que tem uma responsabilidade maior após o município aparecer em primeiro lugar no ranking estadual do Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de Gestão Fiscal (IFGF) de 2016. Os dados foram divulgados na última terça-feira (15).

“Estes dados são da gestão do ex-prefeito [João Batista]. É positivo para o munícipio e deve refletir na nossa gestão esses dados. Aumentará nossa responsabilidade de estar entre os primeiros no próximo ano também. Mostra que o município está com a saúde financeira razoável mesmo com essa crise. Isso significa que estamos com as obrigações em dia, com a gestão fiscal equilibrada e terá que ser assim ou melhor nos próximos anos”.

Cláudia obteve conceito “A” nos quesitos investimentos, liquidez e custo da dívida. Já para receita própria e gastos com pessoal o conceito “B”. Este é o segundo ano consecutivo que o município tem um ótimo desempenho. No ano passado, o índice ficou em 0.8283. Em 2015, o IFGF foi de 0.8586. Ou seja, houve uma pequena queda na comparação entre os anos.

Conforme Só Notícia já informou, Sinop teve 0.7900 de IFGF ocupando o segundo lugar estadual e a 16ª posição nacionalmente. O maior município do Nortão teve conceito “A” em receita própria, liquidez e custo da dívida. Investimentos tiveram conceito “B” e apenas o gasto com pessoal foi considerado conceito “C” (0.5737). Em 2015, o IFGF de Sinop foi de 0.7334. Ou seja, houve um aumento entre os anos pesquisados.

De acordo com o Sistema Firjan, o objetivo do índice é avaliar como são administrados os tributos pagos pela sociedade, já que as prefeituras brasileiras são responsáveis por administrar um quarto da carga tributária do país, ou seja, mais de R$ 461 bilhões, um montante que supera o orçamento do setor público da Argentina e do Uruguai somados. O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria recomenda a prefeitura melhorias em quatro unidades de saúde em Sorriso

O Ministério Público do Estado vistoriou quatro Unidades de...

Diretório estadual destitui comissão provisória do PL em Sinop

O diretório estadual do Partido Liberal decidiu destituir os...
PUBLICIDADE