PUBLICIDADE

Prefeito diz que hospital o Nortão está com 118% de ocupação e faz apelo para evitar lockdown

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O total de pacientes da covid-19 internados no hospital regional de Colíder (160 quilômetros de Sinop) já excedeu a capacidade da unidade. Segundo o prefeito Hemerson Máximo, o “Maninho” (Patriota), o hospital chegou, nesta sexta-feira, a 118% de ocupação e, esta semana, ambulâncias de municípios vizinhos não conseguiram desembarcar pacientes por causa da falta de vagas. 

“Tivemos reunião ontem e estamos com 118% de ocupação da capacidade. Temos 21 pacientes internados, sendo que 9 estão entubados. Não tem leitos para todo o mundo. (…) As pessoas que chegaram ali, de cidades vizinhas, não tinham como entrar porque não tinha capacidade. Então, temos que tomar cuidado”, afirmou Maninho. 

Hemerson explicou que pretende propor aos municípios da região, via consórcio de saúde, a cessão de profissionais para atendimento no hospital regional. “Estamos conversando com os prefeitos para adquirir, via consórcio, alguns ventiladores para melhorar a enfermaria. Conversamos com a secretaria de Estado de Saúde para abrir mais uma ala ali dentro para melhorar o atendimento. O município não tem condições de abrir leito por conta. Vamos propor aos prefeitos para cada um contribuir um pouquinho e a gente amenizar a situação do hospital”. 

O gestor ainda pediu a colaboração da população para evitar um decreto de lockdown paralisando a maioria das atividades econômicas. “Não é intenção minha decretar lockdown na cidade. Seguimos rigorosamente o decreto do governo do Estado. Uma minoria de bares e restaurantes que não está cumprindo. Mas  a polícia vai entrar em ação. O lago e as praças estão abertos para caminhadas, com uso de máscaras. Não para tomar tereré ou fumar narguilé. Estamos em guerra e o nosso inimigo é invisível, está em todo lugar. Então, o que a gente pede é conscientização”. 

Segundo o governo do Estado, Colíder registra risco moderado de contágio da covid-19. O boletim da prefeitura divulgado hoje aponta que o município contabiliza 3,6 mil casos confirmados, com 3,4 mil pacientes recuperados e 105 em isolamento, além de 67 óbitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE