O prefeito Adriano Pivetta (PDT) disse, no fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais”, que a expansão da linha férrea de Rondonópolis até Nova Mutum, garantirá o desenvolvimento de pelo menos 18 municípios que fazem parte da região Médio-Norte. Juntos, produzem mais de 22 milhões de toneladas de grãos. “A chegada da ferrovia até Nova Mutum proporcionará emprego, progresso, baixo custo do transporte da produção. São vários os benefícios que a ferrovia trará para Mutum e região. Esse é o momento. A empresa tem a possibilidade e a vontade de investir na expansão. O importante, como gestor, é não atrapalhar. A nossa região produz em média mais de 22 milhões de toneladas de grãos. Isso é muito expressivo. Esse é o momento de somar as forças para avançar”, avaliou Pivetta.
O presidente da companhia ferroviária e de logística brasileira (Rumo), Júlio Fontana, disse que o investimento previsto para expandir a linha férrea de Rondonópolis até Nova Mutum deve passar dos R$ 7 bilhões para construir mais de 680 quilômetros de trilhos, dependerá de investimentos e melhoramento na estrutura de trilhos, que passam por São Paulo para chegar até o porto de Santos. “Nós precisamos primeiro resolver o problema de São Paulo que tem um gargalo para ser resolvido para que possamos expandir a produção. Isso só será possível com a renovação da malha ferroviária paulista. Já está tudo bem encaminhado. Agora, estamos aguardando o posicionamento do governo federal para que possamos viabilizar isso. A extensão da ferrovia em Mato Grosso só se viabiliza com esses investimentos com a malha paulista para que ela tenha capacidade para absorver essa enorme produção que está acontecendo no Estado”, analisou.
Nova Mutum foi sede do fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais”, que ocorreu, ontem, no Sindicato Rural. Participaram dos debates o governador Pedro Taques, o presidente do BNDES, Paulo Castro, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deputados, diretores da Agência Nacional de Transporte Terrestre, secretários e dirigentes de entidades do setor produtivo.
A previsão é que a companhia transporte até o porto de Santos (SP) cerca de 30 milhões de toneladas de grãos somente do trecho até Rondonópolis. Fontana prevê que o investimento para expansão em Mato Grosso deve passar dos R$ 7 bilhões. "Porém, esse valor poderá mudar dependendo dos estudos técnicos de engenharia”.