O prefeito de Vera, Nilso José Vígolo (PP), deve se licenciar do cargo por alguns dias, e viajar a China. Enquanto isso quem assume o cargo é o vice-prefeito José Nilton dos Santos, o Niki. Ele deve embarcar, acompanhado de produtores rurais e deputados de Mato Grosso, no dia 21. São 22 líderes agrícolas e políticos que fazem parte da comitiva. “A comissão vai acompanhar a tecnologia de produção e conhecer o país que mais compra soja de nós”, disse, ao Só Notícias. A China é o principal importador de grãos e carne do Estado.
A “Missão China” é desenvolvida pela Aprosoja desde 2011. Além de conhecer o mercado comprador da soja mato-grossense, a visita tem objetivo de oportunizar negócios e pontecializar parcerias.
A comitiva deve visitar empresas compradoras, indústrias e portos do país. também deverão “estudar” os desafios dos chineses para continuar aumentanto o consumo do produto e assim incrementar as transações comerciais.
No roteiro está previsto, visitas à um famoso supermercado de “pechinchas” chinês, à indústria de soja Hopeful Grain (uma das maiores da China), ao Porto de Tianjin (6º maior do mundo), à Universidade Agrícola de Xibei e ao Museu da Agricultura, visita à empresa proprietária de navios transoceânicos, que transportam a soja comprada pela China. A comitiva deve retornar no dia 4 de julho.
O vice-presidente da região Norte Aprosoja, Antônio Galvan, que já participou, destacou que as cidades “são canteiros de obras, num ritmo que não se compara aos de outras partes do mundo e o que mais impressiona é a agricultura”, disse, por meio de assessoria.