Política

Prefeito de Terra Nova apresenta projeto no Ministério das Cidades

O prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas Neto, vai apresentar hoje (17) no ministério das Cidades, em Brasília, um pré-projeto que viabiliza a construção de uma galeria no córrego da Lavadeira que corta o centro urbano da cidade. A obra custará R$ 1,5 milhão e vai canalizar o córrego que transborda na época das chuvas. Segundo o prefeito, o município tem terreno arenoso. A cada chuva as margens do córrego se alargam mais. “Nas últimas chuvas, 50 casas foram alagadas e as famílias ficaram desabrigadas”, comenta.

Para aproveitar a visita a Brasília o prefeito está também agendando audiência com parlamentares, com o objetivo de articular recursos para investimentos em captação de água. Segundo Manoel Rodrigues, a água que abastece a cidade é captada do rio Esperança. Mas o sistema está sendo insuficiente para atender toda a população. “Estamos tendo muitos problemas nos bairros que ficam sem água, às vezes por vários dias”, revela.

Outra preocupação que o prefeito leva à capital federal é quanto à geração de emprego e renda. Terra Nova ainda enfrenta problemas sociais deixados com o fim do garimpo. O prefeito explica que a taxa de desemprego no município chega a 30%. “Precisamos criar alternativas de emprego. Temos uma bacia leiteira bem estabilizada. Mas essa atividade é apenas de subsistência, com rendas baixas. Queremos implantar a avicultura na região”, assinalou.