O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, se reuniu com membros do Conselho de Desenvolvimento do Norte (Codenorte) de Mato Grosso na última sexta-feira, na sede da Madeiranit e conclamou o grupo de empresários para lutar em prol do desenvolvimento do Município. A reunião que durou cerca de duas horas e meia tratou de vários assuntos, entre eles a preocupação com o asfaltamento da BR-163, eixo principal de escoamento de toda a produção da região através do porto de Santarém (PA) e que irá consolidar a cidade como pólo regional do Estado de Mato Grosso.
“Neste momento, todas as nossas forças estão voltadas para a pavimentação da rodovia. Para tanto, já está agendada, para a segunda quinzena deste mês, uma audiência com o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins e o senador Flexa Ribeiro (PA), com diversas lideranças políticas como prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e senadores, tanto de Mato Grosso quanto do Pará, além de presidentes de duas multinacionais a fim de unirmos forças”, declarou Nilson.
De acordo com o prefeito, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, afirmou, na última audiência que aconteceu com lideranças de Mato Grosso, que apesar da Parceria Público-privada (PPP) já estar certa para pavimentação da rodovia, até que as obras tenham início, muito tempo ainda irá se passar.
“Para tentar minimizar a situação e garantir a execução dos trabalhos, encontramos uma saída”, disse Leitão. Segundo ele, há, no Ministério dos Transportes recurso da ordem de R$ 50 milhões que poderão ser alocados para a construção de 72 pontes, entre Sinop e Santarém, viabilizando grande parte das obras na BR 163.
Antes desta reunião, Nilson Leitão pretende se reunir com representantes de todos os segmentos econômicos do Município, como: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Sinop (ACIS), Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad) do Norte de Mato Grosso, entre outros para tratar do assunto.
“Esta é uma luta de todos e não apenas de um. Se unirmos forças e lutarmos por um mesmo objetivo nós iremos vencer”, falou o prefeito, que pediu, a todos, que esqueçam as diferenças políticas-partidárias e juntos, defendam a bandeira que é o desenvolvimento e consolidação de Sinop como pólo econômico, comercial, educacional e de prestação de serviços do norte do Estado de Mato Grosso”, concluiu.