Visto pelo Executivo como principal problema da agenda local, o déficit de habitações foi amenizado nos 3 últimos anos, com a construção e oferta de 2,5 mil moradias e lotes. Mesmo assim, como as estimativas prevêem a duplicação populacional de Lucas do Rio Verde nos próximos 5 anos, em virtude do impulso provocado pela verticalização da economia, o prefeito Marino José Franz anunciou um acordo firmado com o Banco Concórdia para que outras mil unidades habitacionais sejam construídas em 2008.
O projeto inclui execução das obras infra-estruturais do loteamento Luiz Carlos Tessele Júnior, com a instalação dos serviços de pavimentação, rede de água, drenagem pluvial, meio-fios, sarjetas, rede de energia e iluminação pública, possibilitando ofertar mais de 2 mil novos lotes dentro dos padrões da legislação em vigor.
Para Franz, 2008 será bem mais desafiador e exigirá rapidez, motivação e muita objetividade para cumprir a agenda do ‘PAC’ (Plano de Aceleração de Crescimento) interno definido no ano passado juntamente com sua equipe. “Todas as ações levarão em conta a possibilidade de execução”, destacou.
O prefeito também apontou a necessidade de colocar, brevemente, o complexo industrial em funcionamento para que o município passe a ter uma nova base financeira e mais recursos disponíveis à infra-estrutura e ao plano social para atender a todas as crescentes demandas.
Conforme os dados do censo, recentemente concluído, Lucas do Rio Verde registrou um salto populacional de 143% entre o período de 1996 e 2007, passando de 12.647 habitantes para 30.741 habitantes. Com base no total de eleitores e atendimentos prestados por determinados serviços, o município entrou com recurso para que o IBGE refaça a contagem por avaliar que a população já seja superior a 35 mil habitantes.