segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeita e Taques inauguram ampliação de hospital em Várzea Grande com alas de UTI

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques e a prefeita Lucimar Campos fizeram, hoje, a entrega da sexta etapa das reformas, melhorias e ampliação do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande foi feita esta manhã. São três salas de partos e enfermaria com doze leitos da Rede Cegonha, entrega da UTI Adulta, com dez leitos, e do centro cirúrgico com três salas. “Com mais essa conclusão, atingimos 70% do projeto de reconstrução, que visa, até o final desse ano, uma reforma em 100% da unidade. Estruturar e organizar a saúde materno-infantil em nosso Município e assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e acima de tudo, assegurar às crianças o direto ao nascimento seguro, bem como seu desenvolvimento e crescimento saudável. Essa é a nossa estratégia de gestão na atenção e no respeito à mulher”, disse a prefeita. 

“As obras no Pronto-Socorro não são importantes apenas pelo aspecto estrutural, funcional e organizacional no atendimento aos SUS, mas, sobretudo, têm importância por proporcionar aos pacientes e aos profissionais de saúde acolhimento digno e humanizado”, acrescentou. A prefeita Lucimar pontuou que à atenção a área da saúde se dá por completo, com obras, com capacitação de pessoal e a dispensação contínua de insumos e medicamentos.

Nessa mesma linha, o governador do Estado, Pedro Taques, ratificou sua avaliação sobre a administração municipal. Como ele mesmo disse, “todo o dinheiro que entra nos cofres públicos de Várzea Grande é tratado com respeito, zelo e por isso o trabalho aqui é sempre bem feito. A entrega de mais esta etapa de reformas do Pronto-Socorro é mais que um bom motivo para comemorar, é motivo de alegria, pois amplia a qualidade e a quantidade no atendimento pelo SUS, colabora para o resgate da saúde do Estado e passa a ser mais efetiva e resolutiva”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, fez questão de anunciar que nos próximos 90 dias as obras totais do Pronto-Socorro estarão completas, com a unidade 100% reformada e equipada. “Passaram-se 29 anos entre a inauguração dessa unidade e a sua primeira reforma estrutural. Em 1988, quando prefeito, eu inaugurei a primeira grande unidade de saúde de Várzea Grande. As obras nasceram no final da gestão do meu irmão, Júlio Campos, quando prefeito. Já como deputado constituinte, ajudou minha gestão na captação de recursos em Brasília para construção dessa obra”.

Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, disse que as obras que estão em andamento e já concluídas no Pronto-Socorro, só estão sendo possíveis graças à gestão honesta desenvolvida pela atual gestão, que vem trabalhando com comprometimento na meta de melhorar Várzea Grande. “Em um momento de crise nacional, em que a economia vem caminhando a passos lentos, a gestão de recursos públicos passa a ser vital, é o pulo do gato de qualquer gestor, e por saber fazer uma administração transparente, é que a prefeitura de Várzea Grande está sempre inaugurando obras e estendendo os serviços básicos”.

Ela também informou que sancionou, durante o ato de entrega das obras do Pronto-Socorro, a Lei 4.274/2017, que insere Várzea Grande no Consorcio Intermunicipal de Saúde (CONSUSMT), que vai possibilitar à prefeitura compras de insumos em forma de ‘pool’ (compras coletivas junto a outras cidades), garantindo qualidade nos produtos e preços justos. A lei sancionada hoje, ratificou o Protocolo de Intenções, firmado em julho, entre municípios mato-grossenses e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso. “Por meio dessa regulamentação, poderemos operacionalizar ações de Assistência Farmacêutica por meio da aquisição e distribuição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços com destinação exclusiva à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Na ocasião, Jayme Campos anunciou uma nova inauguração na saúde. No dia 20 de outubro será aberta à população a primeira unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que vai funcionar na antiga unidade do Postão, em frente à caixa d´àgua da Avenida Filinto Müller, no Centro. “Vamos avançar na prestação dos serviços relativos à saúde bucal com tratamento dentário, inclusive, com a realização de canal (Endodontia)”. Serão 20 cadeiras para atendimento simultâneo à população, com equipe especializada.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE