PUBLICIDADE

Prefeita de Sinop lidera movimento para que o Nortão tenha mais espaço político no Estado

PUBLICIDADE

Com dez deputados estaduais, dois federais e o vice-governador, o Norte de Mato Grosso se articula para aumentar sua representação política, tanto no executivo quanto no legislativo, aproveitando as eleições de outubro. No centro das discussões em prol da região, está a bandeira de um crescimento macro de todas as cidades do chamado “Nortão”, por meio, principalmente, de investimentos para melhorar a infraestrutura. Berço do agronegócio, a região também pretende transferir para estes municípios alguns debates e ações que atualmente são travados na Capital.

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR) tem defendido em reuniões partidárias e com os prefeitos da região que haja a ampliação da representação do Nortão, com mandatos no legislativo e também dentro do próximo governo do Estado, por meio da ocupação de secretarias. Por conta dos posicionamentos firmes relacionados ao assunto, a republicana acabou assumindo a liderança dessa articulação entre os demais prefeitos.

Em reunião com o PR na semana passada, Rosana Martinelli, que é vice-presidente do partido, reforçou o apoio ao senador e presidente da legenda em Mato Grosso, Wellington Fagundes, como candidato ao governo do Estado.

A prefeita ressaltou que a possível eleição de Fagundes faria com que o Nortão ganhasse um senador, Jorge Yanai, que é primeiro suplente e assumiria a vaga deixada pelo republicano. Além disso, as articulações, até o momento, são no sentido de que o ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), seja o candidato a vice na chapa de Fagundes.

A partir desta semana, com o fechamento da janela partidária e início das composições entre as siglas, a prefeita deve avançar nos diálogos com os prefeitos da região para fortalecer o grupo “Pró-Norte”.

Além das movimentações do PR e do MDB, a região deve contar com os projetos do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que pretende disputar o Senado, do ex-prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PSL), que trabalha uma candidatura ao governo, e do vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que tem base eleitoral em Lucas do Rio Verde e já lançou uma pré-candidatura ao Senado.

Na Assembleia Legislativa, atualmente a região conta com os deputados Pedro Satélite (PSD), de Guarantã do Norte; Romoaldo Júnior (MDB), de Alta Floresta; Baiano Filho (PSDB), Silvano Amaral (MDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM), de Sinop; Janaína Riva (MDB) e Oscar Bezerra (PSB), de Juara; Mauro Savi (PSB) e José Domingos Fraga (PSD), de Sorriso; e Valdir Barranco (PT), de Nova Bandeirantes. Os federais são Ságuas Morais (PT) e Nilson Leitão (PSDB).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE