PUBLICIDADE

Pré-candidatos a governador comemoram pesquisa Ibope

PUBLICIDADE

O vice-governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Jaime Campos (DEM) e o juiz federal Julier Sebastião comemoraram os números apresentados pela pesquisa Ibope sobre a perspectiva eleitoral para 2010, divulgada ontem com exclusividade pelo jornal A Gazeta.

Para Jaime Campos e Silval Barbosa, a pesquisa reflete a realidade do momento, mas o cenário deve mudar a partir de fevereiro do próximo ano, quando o embate eleitoral vai se intensificar. Julier Sebastião, que apesar de não declarar ser candidato aparece empatado tecnicamente com Jaime e Silval em terceiro lugar, disse que os números o obrigam a pensar seriamente em uma candidatura.

A pesquisa, na modalidade estimulada, mostrou ao eleitor os nomes dos pré-candidatos Wilson Santos (PSDB), Jaime Campos (DEM), Silval Barbosa (PMDB), Mauro Mendes (PSB) e Julier Sebastião (sem filiação partidária). Em três cenários Julier empata tecnicamente com Jaime e Silval, já que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Em todas as simulações o empresário Mauro Mendes surge como líder na corrida pelo Palácio Paiaguás.

O senador Jaime Campos disse que os números foram muito favoráveis ao seu nome. "Eu ainda não comecei a fazer um trabalho com Cuiabá, ao contrário dos demais", destacou, lembrando que em fevereiro a realidade será outra. O senador já tem em mãos outras pesquisas qualitativas e quantitativas, feitas para consumo interno, que vão definir o candidato da coligação PSDB/DEM/PTB. O grupo vai decidir pelo nome do candidato, se será Jaime Campos ou Wilson Santos, após realizar mais uma pesquisa, em fevereiro.

Silval Barbosa enfatizou seu entusiasmo com os números do Ibope. O vice-governador destacou que a pesquisa foi feita com candidatos que tem base eleitoral na Capital e que ele ainda vem consolidando seu nome na Baixada Cuiabana. Em um dos cenários, ele sobe para o segundo lugar na intenção de votos quando a simulação omite o nome de Mauro Mendes. "Muito bom mesmo. Porque, a pesquisa coloca no cenário Mauro Mendes e Wilson Santos, que são fortes dentro de Cuiabá, e ainda assim eu estou bem posicionado. Eles acabaram de sair de uma eleição recente aqui. Neste momento eu não esperava esses números. Estou entusiasmado".

Para Julier Sebastião, os números mostram o anseio da população por um nome capaz de cuidar das questões sociais, que foram esquecidas pelos governos estadual e federal. "Uma parcela considerável da população identifica atores que tem melhor condição de materializar os anseios por melhorias na saúde, na educação, na segurança pública e nas questões sociais. Isso me deixa feliz, mas na obrigação de considerar essa possibilidade de disputar o governo", disse o juiz, que confirmou estar sendo sondado por diversos partidos políticos.

A pesquisa foi encomendada por um grupo de empresários de Cuiabá e realizada entre os dias 13 e 17 de dezembro com 504 entrevistados que residem na Capital. A margem de erro é quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A reportagem não conseguiu falar com o prefeito Wilson Santos e com o empresário Mauro Mendes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE