O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) terá que realizar duas sessões extras para conseguir analisar todos os pedidos de registro de candidatos ao pleito deste ano. As sessões extras acontecem amanhã e sábado (31), com início às 9h. Até o momento, o Tribunal já julgou 53 registros dos mais de 400 protocolados.
Segundo informações da assessoria do órgão, o presidente em exercício do TRE-MT, desembargador Rui Ramos, explicou que o acúmulo de trabalho decorre da falta de organização dos candidatos e partidos políticos, que não apresentarem a documentação necessária. "Apenas quero consignar que nós oferecemos, de acordo com o Calendário Eleitoral, todos os instrumentos a serem utilizados pelos partidos políticos", ressaltou.
Ele ainda afirmou ainda que é necessária a realização de sessões extraordinárias para julgar todos os processos de registro de candidatura, já que os candidatos não respeitaram os prazos da Justiça Eleitoral. "Embora conhecido o Calendário Eleitoral, seus prazos previamente anunciados, as datas de encerramento de pedidos e os documentos que seriam acostados, infelizmente, nós encontramos uma recíproca não verdadeira (por parte de candidatos, partidos e coligações), por isso ficamos sobrecarregados e somos obrigados a realizar as sessões plenárias, para poder concluir a pauta que seria até o dia 05 de setembro. E por incrível que pareça nos restaram 388 registros de candidaturas a serem julgados, a grande maioria ainda em diligência, por falta de apresentação de documentos que estavam previamente conhecidos pelos partidos políticos", declarou pela assessoria.