O presidente nacional do PMDB, o deputado federal Michel Temer (SP), sinalizou hoje que vai buscar um acordo entre os dois pré-candidatos da legenda à Presidência da República, o ex-presidente Itamar Franco e o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.
“É muito provável que nós cheguemos à convenção apenas com uma candidatura, ou quem sabe, com os dois candidatos juntos. É uma hipótese muito saudável”, disse ele, que participa do 5º Fórum Empresarial, na Bahia.
Sobre a hipótese de uma chapa Garotinho-Itamar, Temer afirmou: “É uma das hipóteses que se falou depois da reunião que nós fizemos com os candidatos a governadores”. Ele disse ainda que, se não houver um acordo, a convenção escolherá o candidato à Presidência.
Na quarta-feira, os dois pré-candidatos e a cúpula do PMDB se reuniram com os candidatos da legenda à sucessão estadual. É justamente dos diretórios estaduais que podem surgir as maiores resistências à tese da candidatura própria pelo PMDB.
Sem candidato em nível federal, os diretórios estaduais teriam liberdade para fazer alianças, fora da regra da verticalização. “Nós estamos procurando meios de uma composição em relação ao interesse nacional e à candidatura própria, com os interesses estaduais”, disse Temer, que defende a tese de um representante do PMDB na eleição presidencial.