Começa logo mais, às 08:000h, em um hotel na avenida dos Jacarandás, o seminário Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste, promovido pelo Ministério da Integração Nacional. Além de Sinop, o seminário será apresentado também em Cuiabá.
Está sendo esperada a presença do secretário de Desenvolvimento da Região Centro-oeste do Ministério da Integração, Athos Magno, e o secretário de Planejamento do Estado, Yenes Magalhães, além do agente do Ministério da Integração, Frederico Valente, diretor da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste.
Deverão se fazer presentes hoje em Sinop, representantes de mais 45 municípios, desde Nova Mutum a Alta Floresta. Neste evento, serão discutidas as tendências econômicas e características de cada município.
Será formada uma câmara técnica, por lideranças políticas e empresariais da região, com o objetivo de apontar as principais necessidades da região e a viabilização do desenvolvimento. Essas necessidades serão levantadas através de grupos formados pelos representantes que estarão discutindo ações necessárias para a diversificação econômica de sua região.
Sinop será o município gestor do plano. O objetivo é obter as diversas visões, manifestações de interesses e apreciação de questões fundamentais para o desenvolvimento político, econômico e social da região, de toda a sociedades para a construção do plano, que está sendo elaborado pelo Ministério da Integração Nacional.
Os participantes poderão apresentar os principais problemas e potencialidades dos municípios em que residem e elencar ações para o desenvolvimento da região. Também serão escolhidos os representantes que participarão da oficina regional.
Entrevistas e questionários também estão sendo feitos em todo o Estado para ouvir a opinião dos moradores mato-grossenses. Além do Mato Grosso, o plano também está sendo realizado no Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.