Uma nova audiência pública deve ser marcada para este mês, para apresentar e discutir as finalizações do Plano Diretor de Sinop. A estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, é de que o plano seja concluído em dois meses, e encaminhado ao Legislativo para ser votado, já que o prazo máximo para ser aprovado será em outubro.
Segundo o coordenador Deraldo Campos, já estão finalizando os mapas de macrozoneamento e este mês devem avançar na conclusão do projeto. “Vamos buscar reunir moradores dos bairros mais carentes da cidade, que precisam de mais apoio e também devem participar das discussões”, enfatizou Campos. O projeto começou a ser elaborado no ano passado e algumas audiências já foram realizadas.
O plano visa planejar o crescimento da cidade, oferecendo melhores condições de vida aos moradores e facilidades aos investidores que vierem para o município. Com objetivo de ouvir as reivindicações da sociedade, a coordenação também realizou uma pesquisa com cerca de mil moradores, sobre as precariedades no município. A principal reivindicação foi a criação de mais áreas de lazer nos bairros.
Pelo plano estão sendo definidos áreas específicas para construção de centros de esportes, culturais, entre outros, que proporcionarão o desenvolvimento de diversas atividades nos próprios bairros. O plano também definirá áreas residenciais, comerciais e industriais, propiciando mais espaço e conforto aos moradores e empresários.
Antes de ser votado, o projeto deve ser apresentado em audiências públicas realizadas pela Câmara.