sexta-feira, 29/março/2024
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Plano de repassar construção de ferrovia em MT para mineradora provoca disputa entre Estados

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Redação Só Notícias

A construção Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico), entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa (747 km de Cuiabá), gerou críticas dos governadores Paulo Hartung do Espírito Santo e, Simão Jatene do Pará. Eles não gostaram do plano do governo federal em repassar para a mineradora Vale a construção do empreendimento. De acordo com o Jornal do Brasil do portal Terra, a empresa pode ganhar a renovação automática das concessões se concluir o trecho da Fico entre Goiás e Mato Grosso.

Ontem, os governadores assinaram uma carta pedindo ao presidente Michel Temer (MDB) a suspensão da prorrogação antecipada das concessões com base no investimento na Fico. Eles questionaram que não houve na decisão do governo federal diálogo com os dois Estados onde estão as ferrovias que serão renovadas automaticamente. Eles consideram ilegal transferir os investimentos – calculados em R$ 4 bilhões – para o Centro-Oeste.

Na semana passada, o governo chamou a imprensa para anunciar que a Vale foi escolhida para construir um trecho de 383 km da ferrovia entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, em Mato Grosso. A nova malha teria a missão de apoiar o escoamento de grãos do Estado, ligando-se ao traçado da Ferrovia Norte-Sul. Em troca da obra, a Vale receberia a renovação automática das concessões da Ferrovia Vitória-Minas, entre Vitória e Belo Horizonte, e da Estrada de Ferro Carajás, que passa pelos Estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto do Itaqui, em São Luís (MA) e Marabá e Parauapebas (PA).

Conforme Só Notícias já informou, em Mato Grosso estará a maior parte do traçado da Fico, com trecho de 1,5 mil quilômetros (apenas 116 quilômetros serão em Goiás). Depois de construída, a ferrovia terá capacidade para transportar até 27 milhões de toneladas de grãos, segundo a Valec.

Há articulação política, ainda sem qualquer definição, para formar um “grande” entroncamento em Lucas do Rio Verde, utilizando a Fico, mais a Ferrogrão (Sinop-Pará) e a Vicente Vuolo (conhecida como Ferronorte, que inicia em São Paulo e, atualmente, chega até Rondonópolis, com possibilidade de expansão até Sorriso).

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