segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Pavimentação da BR-158 no Araguaia depende da definição do novo traçado

PUBLICIDADE

A conclusão das obras de pavimentação da BR-158, no trecho que liga Ribeirão Cascalheira (900 km de Cuiabá) a Porto Alegre do Norte, será debatida em uma reunião entre o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, e com representantes de vários órgãos federais.

A discussão em torno deste trecho da BR é polêmica já que, no traçado original, dos 130 quilômetros, 51,9 se encontram dentro das terras indígenas dos Maraiwatsede, protegidas por lei federal. Para não passar por dentro dessa área, dois outros novos traçados foram desenhados. O primeiro é chamado de ‘Alternativa Oeste’ e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu (1,2 mil km de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros. O segundo traçado é a ‘Alternativa Leste’, que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia, e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.

A BR-158 é uma rodovia de responsabilidade federal, sendo a principal via de transporte das regiões Oeste e Nordeste de Mato Grosso, além de atender também à região Sul do Pará. Na pauta da reunião, além do traçado, serão passados pelo Incra os últimos informes sobre as recentes decisões judiciais a respeito do traçado original. À Funai caberá repassar as informações quantitativas e a situação relativa à ocupação na área indígena. O DNIT e o Governo do Estado ficarão responsáveis por falarem sobre a situação geral do empreendimento.

Ao final da reunião serão dados os encaminhamentos necessários para dar andamento ao processo e uma possível data para a continuidade a obra.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE