sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Partidos políticos tem até segunda-feira para entregarem prestação de contas

PUBLICIDADE

O prazo para a entrega de prestação de contas anuais dos partidos políticos termina nesta segunda-feira e não será prorrogado. Até ontem à tarde, dos 27 partidos registrados apenas dois, PTN e PMDB, apresentaram suas prestações de contas ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Em virtude do prazo final para os partidos entregarem suas prestações, o TRE-MT manterá o expediente normal na segunda-feira. As prestações dos diretórios estaduais devem ser entregues na Secretaria do Tribunal, e a dos diretórios municipais devem ser encaminhadas aos Cartórios de suas respectivas Zonas Eleitorais.

Os partidos que não prestarem devidamente suas contas serão considerados omissos e terão suspenso o repasse com perda do fundo partidário, enquanto perdurar a omissão. Em 2005 apenas 16 prestaram contas referentes ao exercício, e 11 deixaram de prestar e tiveram o fundo partidário suspenso. São eles: PAN, PC do B, PMN, PRONA, PSTU, PTC, PTN, PT do B, PCO, PRB e PSL.

Para a prestação de contas relativas ao exercício de 2006, o Tribunal Superior Eleitoral tornou facultativo o uso do Sistema de Prestação de Contas Partidárias (SPCP). De acordo com a decisão, os partidos apresentarão as contas na forma contábil, por meio próprio.

A suspensão da obrigatoriedade no uso do sistema se deve a um requerimento encaminhado ao TSE por um grupo de partidos que apontaram deficiências no SPCP e que pediram soluções urgentes para a viabilização da prestação de contas até a data

De acordo com a chefe da Seção de Análise e Auditoria de Contas Partidárias do TRE, Marli Osorski, as deficiências podem ocorrer nas prestações de partidos com muitas movimentações contábeis durante o ano. Mas nos partidos com pouca movimentação o uso do sistema facilita a prestação de contas.

O balancete deve conter a relação dos valores originários do fundo partidário e em que foram aplicados pelos partidos. Também deve indicar a origem a o valor das contribuições e doações e a relação detalhada das receitas e despesas da agremiação ao longo do ano. Além de especificar os gastos de caráter eleitoral, com a indicação e comprovação das despesas com os programas eleitorais veiculados durante a campanha.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE