A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde vem buscando alternativas para destinar os diversos resíduos acumulados no município, de forma sustentável e que não degrade o meio ambiente. Com isso, está sendo criado projeto para um parque de resíduos, que terá o objetivo de fazer a reutilização de produtos que serão descartados, além de outros resíduos sólidos onde serão transformados em adubos para auxiliar os pequenos produtores.
“Estamos nos organizando para fazer o parque de resíduos e logo vamos estar iniciando esse projeto. Vamos utilizar a galhada que se tira das árvores e que servirá como adubo para os produtores. O concreto a gente estará organizando a partir de máquina de trituração para ser usado nas estradas vicinais do município. Toda a parte de linha branca (fogão, geladeira, etc) vamos destinar para um local onde vai ser feito a separação de cada item para ser vendido para os que querem reutilizar”, explicou a secretária de Agricultura, Suzane Romancini, em entrevista na sede de Só Notícias.
De acordo com a secretária, no momento está sendo levantado informações para o desenvolvimento do projeto, referente quanto o município gera de resíduos, além do levantamento dos maquinários de trituração que o local necessitará. Ela alertou também que hoje o município não conta com a destinação correta dos resíduos sólidos e afirmou que possui uma estimativa para início em abril. “Uma destinação dos resíduos sólidos, onde o resíduo úmido já tem uma destinação mas o sólido não é adequado da maneira como deve ser”.
Suzane também citou outro projeto, em andamento, o de “olho no óleo”, que busca destinar o óleo usado através de uma empresa parceira, onde é transformado em biocombustível. “Colocamos um ponto de coleta, onde as pessoas levam o óleo guardado na garrafa pet. Não é feito nenhum manejo, só levam que a fábrica pega esse óleo e passa por um processo de biocombustível. Estamos dando 100% de destinação. Começamos no final do ano e agora nesse início de março vamos estar colocando pontos dentro da cidade”, finalizou.
Conforme Só Notícias já informou, foi criado uma nova cooperativa para comercializar produtos da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde.