PUBLICIDADE

Para os políticos, a BR-163 vai abrir novos horizontes

PUBLICIDADE

“A pavimentação da estrada vai colocar um fim ao isolamento de Santarém,” disse a prefeita da cidade Maria do Carmo Martins (PT). “Mas vai atrair muita gente.” “O plano vai ajudar a preencher um buraco negro do abandono do governo,” disse Renato Dantas, presidente da Associação Comercial de Santarém. “Vai aumentar a pressão sobre a terra, mas incentivar o turismo e o cultivo de grãos.”

Johaness Eck, coordenador de um grupo de trabalho ministerial de 21 departamentos do governo, declarou que a prioridade era aumentar a segurança pública na região de fronteira, com o envio de mais policiais e soldados.

Os benefícios econômicos são claros, afirmou o coordenador técnico da BR 163 no Ministério dos Transportes, José Maria da Cunha. Ele acrescentou que o projeto reduziria os custos de transporte em cerca de um terço.

Mas os ambientalistas estão preocupados que o governo, pressionado pelos plantadores de soja, esteja prosseguindo com o projeto antes de analisar completamente o impacto social e ambiental.

“O governo está sob pressão para ajudar a população local,” avaliou Socorro Pena, do IPAM, em Santarém. Ativistas disseram que o objetivo agora era limitar os danos. “Os ovos já estão quebrados,” lamentou Smeraldi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras de implantação do BRT iniciam em novo trecho na próxima semana em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou...

Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop e participa de encontro com mulheres hoje em Sorriso

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou, ontem, no aeroporto de...
PUBLICIDADE