sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Pagot nega relação entre crise no meio ambiente e inviabilização obras da BR-163

PUBLICIDADE

O secretário de Infra-estrutura do Estado, Luís Antonio Pagot avaliou, ontem, que a crise deflagrada na pasta do Meio Ambiente não deve afetar o andamento do processo para pavimentação da BR-163 e outras rodovias, que interligam Mato Grosso. “Uma coisa é Operação Curupira e outra é crise do agronegócio”, salientou o secretário se referindo a operação da Polícia Federal, que prendeu mais de 80 pessoas no Estado, incluindo o secretário de Meio Ambiente, Moacir Pires,

Pagot declarou, em entrevista à TV Assembléia, canal a cabo 36, o que o Governo do Estado se sentiu “constrangido” da forma com que aconteceu a prisão e promete responder à altura aos organismos competentes. Segundo ele, o Estado estuda ingressar com uma Ação Judicial em protesto à ação da PF sobre o Estado. “Ficamos constrangidos da forma que foi feito. Estamos preparando uma ação contra a forma que o secretário Moacir Pires (Fema) foi autuado”, explicou o secretário.

Especificamente no caso da 163, o imbróglio surgiu quando o Governo Federal modificou a proposta original para pavimentação da rodovia que liga os Estados do Mato Grosso e Pará, pelas cidades de Guarantã do Norte (MT) e Miritituba (PA). Inicialmente, os custos na ordem de 500 milhões de reais seriam divididos entre os Fundos Constitucionais, BNDES, produtores rurais e Governo do Estado- onde os dois primeiros agentes arcariam com 80% dos custos para a recuperação da via. Para manter a obra e garantir o pagamento desses empréstimos seria necessária a cobrança de pedágio por cinco anos.

Agora, após recuo da União e alteração de valores para mais de R$ 1 bilhão- devido a ampliação do trecho a ser recuperado em 1 mil 546 quilômetros- a obra pode ficar inviabilizada, já que, em contrapartida, os empresários do agronegócio alegam não ter como arcar com os altos valores. “Não há quem tenha este montante para investir. Isso sim pode inviabilizar as obras, não escândalos”, disse Pagot.

A intervenção de ONG’s para não execução das obras e as constantes colocações da mídia externa – de que o Governo do Estado seria o grande responsável pelo desmatamento de área de floresta- também colaboram para o emperramento do projeto. “Hoje a realidade é que a BR-163 é uma grande cicatriz na Amazônia, deixada a muito tempo. Do jeito que está realmente prejudica o Meio Ambiente”, disse, que complementou dizendo que ‘nem por isso, a pavimentação da 163 pode ser responsável pelas mazelas da Amazônia’. O secretário defende que seja estabelecido ambiente propício para atração de emprego e renda no Estado e para isso, haja destaque da economia regional e infra-estrutura para desenvolvimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...
PUBLICIDADE