sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

OAB reeditará pedido aos poderes para combate ao nepotismo

PUBLICIDADE

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, disse que vai reeditar o pedido para que o Poder Executivo e o Legislativo encaminhem a lista de todos os seus funcionários contratados em cargos comissionados. O objetivo da medida é averiguar o nível de nepotismo nas instituições do Estado. “Apesar da forma como o pedido foi ignorado pelos demais poderes, vamos insistir no pedido, até porque estamos vivendo uma fase muito importante no Brasil, no que diz respeito a assepsia política” – frisou Faiad.

A primeira solicitação para encaminhamento da relação dos ocupantes de cargos comissionados aconteceu em abril, mas só o Poder Judiciário encaminhou a relação, enviada ao Conselho Federal para fins de análise. O novo pedido será formulado através de ofício no decorrer da semana. “Estamos que desta vez tenhamos êxito, embora sabemos que a OAB não tem o poder de requisitar documentos. Porém, penso que se não há nada de errado, não tem porque negar as informações” – sugeriu o dirigente.

Faiad disse, recentemente, que o nepotismo em Mato Grosso é praticado de “forma desvairada” Em alguns casos, até com defesa intransigente por parte daqueles que promovem o empreguismo de parentes. “Não é uma prática isolada de um poder. Todos praticam o nepotismo de forma tranqüila achando que estão corretos nesta atitude. A sociedade já levantou sua voz de dizer não ao nepotismo” – disse.

A campanha contra o nepotismo na administração pública foi um dos temas aprovados por unanimidade no Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, este ano. A Comissão do Nepotismo, criada na Câmara dos Deputados para analisar a proposta que proíbe a contratação de parentes de autoridades dos três Poderes – Proposta de Emenda à Constituição 334/96 – aprovou, no final de junho, requerimentos para a realização de seminários regionais e audiências públicas com diversas autoridades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE