quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Novo Papa Bento 16 diz em homilia que terá jovens como alvo

PUBLICIDADE

O papa Bento 16 demonstrou em sua primeira homilia, durante missa na capela Sistina nesta quarta-feira, no Vaticano, que buscará dialogar com os jovens –dando seqüência ao trabalho de seu antecessor, João Paulo 2º. Durante a missa, o papa foi chamado com o nome de seu antecessor.

O novo sumo pontífice disse que participará da próxima Conferência Mundial da Juventude, prevista para agosto na cidade de Colônia (Alemanha).
A celebração, que começou às 9h (4 de Brasília) e durou uma hora e meia, ocorreu na capela Sistina, mesmo lugar onde Ratzinger foi aclamado papa ontem. A missa foi rezada toda em latim, inclusive a homilia de Bento 16, feita depois da comunhão, e não antes, como de costume.

“Com vocês, caros jovens, futuro e esperança da igreja e da humanidade, continuarei a dialogar, escutando as suas expectativas no intuito de ajuda-los a encontrar sempre mais profundamente o Cristo vivente, eternamente jovem’, disse Bento 16.

Ratzinger falou também que a Igreja Católica estará engajada em “cooperar com um autêntico desenvolvimento social”, outra linha de atuação marcante do pontificado de Karol Josef Wojtyla, assim como o diálogo aberto com os jovens.

“Invoco a Deus a unidade e a paz para a família humana e declaro a disponibilidade de todos os católicos para cooperar com um autêntico desenvolvimento social, respeitoso da dignidade de cada ser humano”, afirmou.

Gafe

A primeira missa do pontificado de Bento 16 também começou com uma gafe: o religioso que lia um trecho da liturgia, minutos antes da comunhão, chamou o papa alemão de João Paulo 2º.

A pronúncia do nome pelo qual era conhecido Karol Josef Wojtyla não chegou a ser completada, e logo foi seguida pelo nome de Bento 16.

A celebração, fechada ao público, teve a presença somente de cardeais, bispos e um reduzido número de religiosos e funcionários do Vaticano.

Linha dura

Considerado “linha dura” pelos críticos, Ratzinger foi o “braço direito” de João Paulo nas questões doutrinárias e deve intensificar agora os trabalhos de internacionalização e de rigidez moral do pontificado anterior. Ele foi durante 23 anos o guardião da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, órgão ortodoxo.

Sob o nome de Bento 16, o novo papa se apresentou a Roma e ao mundo como um humilde “trabalhador das vinhas do Senhor”. “Confio em vossas orações”, disse antes de dar a bênção urbi et orbi (à cidade e ao mundo), da sacada da basílica de São Pedro.

“Queridos irmãos e irmãs, depois do grande João Paulo 2º, os cardeais escolheram a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”, disse ontem, em seu primeiro pronunciamento.

Considerado um conservador, talvez ainda mais à direita de onde este João Paulo 2º, Ratzinger reprimiu com força os teólogos que saíram de sua doutrina rígida e alienou outras denominações cristãs dizendo que não são igrejas verdadeiras.

Durante os últimos anos de seu antecessor, Ratzinger cuidou de muitas das funções do sumo pontífice como líder da Igreja Católica. Ele e João Paulo 2º foram chamados de “colegas intelectuais” –Ratzinger, a exemplo do papa, também é contrário a abordar temas como o controle da natalidade, casamento gay, sacerdócio feminino e o feminismo em si.

A escolha do sucessor de João Paulo 2º demorou dois dias, menos que o conclave que elegeu o polonês Karol Josef Wojtyla, em 1978.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...

Bolsonaro tem grande recepção em Sinop, critica Lula e visita a Norte Show

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, no...
PUBLICIDADE