terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Novas propostas para plano diretor de Sinop são discutidas

PUBLICIDADE

Empresários, lideranças políticas e dirigentes de associações participaram ontem à noite da audiência pública sobre o Plano Diretor de Sinop, na câmara. Essa foi a segunda audiência realizada este ano (a primeira foi em maio) com o objetivo de apresentar propostas e discutir sobre o projeto.
O secretário Jair Pecine ressalta que a é importante que “a sociedade se intere e participe”, já que o plano busca a qualidade de vida e o bem estar social. “É um conjunto de leis, conjuntas, que ditam as diretrizes do desenvolvimento, as normas que uma cidade deve ser desenvolvida”,acrescentou. “Não entenda o plano diretor como uma planta que diz onde você pode ou não construir. O que vamos citar é que a cidade pode ter um desenvolvimento urbano com loteamento nessa região, e esses loteamentos terão que respeitar restrições.
Outra questão é na construção de prédios em Sinop. É permitido, desde que se siga algumas condições. E são essas que vamos apresentar”, enfatizou. “Ele não é estático. Se houver necessidade, pode se fazer uma revisão do plano. Corrigindo o que for necessário”, complementa.

O coordenador do plano e diretor de Planejamento da secretaria, Deraldo Campos, ressaltou que o plano visa o desenvolvimento de Sinop para os próximos 30 anos, “temos que começar a planejar agora para que não tenhamos os agravamentos sociais como existem em outros lugares”.

O prefeito Nilson Leitão também citou as ações que o município já vem desenvolvendo desde 2001 que visam um desenvolvimento ordenado da cidade, como a exigência de asfalto e rede de distribuição de água tratada, na abertura de novos loteamentos.

Empresários que participaram reafirmam a importância do plano para o setor industrial e comercial. “A cidade que quer se desenvolver e crescer, com tecnologia, qualidade de vida, precisa do plano, que viabiliza tudo isso. Sem ele se torna difícil crescer, e devidamente como deve ser feito. Vai ser muito bom para o comércio, para as indústrias, porque eles terão um lugar próprio, e áreas indústrias vão ser criadas, e tudo isso vem a beneficiar o varejista e o comerciante”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sinop, Luiz Otávio de Carvalho.

Amanhã à noite, haverá uma audiência com engenheiros civis e arquitetos do município, que terão uma participação ativa no desenvolvimento do projeto. “A existência e um plano é o caminho correto a seguir, dentro dos preceitos técnicos que exige a engenharia e a arquitetura. E aí está a arte de fazer um cidade verde, arborizada, e uma cidade planejada. Sinop já é uma cidade planejada e temos que continuar esse trabalho”, salientou o presidente da Associação dos Engenheiros do Norte de Mato Grosso (AENOR), Roberto Knoll.

O prefeito Nilson Leitão, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Jair Pecine, a vereadora Sinéia Abreu, o presidente da Associação dos Engenheiros do Norte de Mato Grosso (Aenor), Roberto Knoll, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sinop, Luiz Otávio de Carvalho participaram dos debates.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT debate em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis alterações no contrato da BR-163

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começará, nesta...

Empresas que devem ICMs em Mato Grosso podem renegociar e ter 40% de descontos

As empresas mato-grossenses que devem Imposto sobre Circulação de...

Lucas do Rio Verde licita remoção de resíduos, poda de árvores e limpeza; R$ 2,4 milhões

A prefeitura abriu credenciamento, este mês, para seleção de...
PUBLICIDADE