A preocupação com a saúde dos estudantes e das pessoas integrantes das demais entidades que estariam participando do desfile cívico-militar levou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura cancelar a programação prevista para o dia 7 de setembro, a partir das 16h30. "A nossa decisão está embasada em parecer da Secretaria Municipal de Saúde que desaconselha a manutenção da programação, haja vista que crianças de três escolas, tiveram desmaios hoje pela manhã durante ensaio para o desfile", justifica a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria, Cléria Paula Franco.
Além de Nova Mutum, outros municípios da região estão adotando a mesma medida, como é o caso de Sorriso e Tangará da Serra. Na sugestão da Secretaria de Saúde, estão considerações importantes para decisão, como a baixa umidade relativa do ar, as altas temperaturas e a grande quantidade de fumaça decorrente de queimadas. "Como é de conhecimento de todos, esses fatores podem provocar não só nas crianças como também nos adultos, complicações como: desmaios, desidratação, problemas respiratórios e queimaduras de pele", observa Cléria.
De acordo com a coordenadora, por reconhecer a importância do momento cívico, alusivo às comemorações da Independência do Brasil, a Secretaria de Educação sugere que as próprias escolas promovam um ato na segunda-feira, dia 6, quando haverá aula normal, ou convoquem os seus estudantes para o dia 7. "Esta não é uma imposição nem uma determinação, apenas uma sugestão, porque sabemos que esta é uma data importante e que deve ser valorizada", reforça Cléria.