PUBLICIDADE

Nova Mutum poderá ter unidade da Politec para “desafogar” Sinop

PUBLICIDADE

Nova Mutum poderá se tornar referência na região Centro-Norte em serviços especializados na área de segurança pública. O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) encaminhou nesta quarta-feira (04) uma indicação ao Governo do Estado para a criação de uma Coordenadoria Geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec), no município.

De acordo com Otaviano, com a instalação da Politec em Nova Mutum os serviços de identificação civil, perícia criminal e medicina legal poderão ser agilizados nos municípios de Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah e Lucas do Rio Verde. “Essa oferta também pode ser estendida à área de Diamantino. Atualmente essa região é atendida pela Coordenadoria Geral de Sinop “, esclareceu o parlamentar.

Ele justifica que Sinop está a 230km da região de Nova Mutum e serviços de urgência nessa área podem ser comprometidos. Além disso, Nova Mutum teve um crescimento sócio-econômico de 10% nos últimos anos e Lucas do Rio Verde se prepara para oferecer sete mil empregos diretos com a abertura de agroindústrias.

“São municípios que se preocupam e se organizam estruturalmente para receber uma grande demanda populacional. Por isso, necessita de uma Politec regional que descentralize e agilize os serviços de perícia”, justifica Otaviano.

A Politec, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), órgão ao qual é ligada, atualmente possui coordenadoria geral em seis pólos: Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, sendo que este último não possui criminalística.

Conforme o superintendente da Politec, Zuilton Braz Marcelino, essas coordenadorias ficam encarregadas de atender todo o Estado e, em alguns casos, são feitos convênios com as prefeituras e instalados postos de atendimentos.

“Os serviços da Politec são especializados e caros. Para fazer o atendimento precisamos de estrutura compatível e profissionais qualificados, como peritos criminais, médicos legistas e papiloscopistas”, disse Zuilton.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE