PUBLICIDADE

Nova Mutum: município assume hospital a partir do dia 1°

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Nova Mutum vai assumir e gerir, a partir do dia 1° de outubro, o Hospital Albert Sabin. A decisão foi avalizada, hoje, pelos vereadores, que aprovaram por unanimidade um projeto de lei complementar com esse objetivo. Com isso, o atendimento no hospital será exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O município também está assumindo, por um período de seis meses, através de contatos em cargos de comissão, todo o atual quadro funcional do hospital.

Até então, a prefeitura mantinha contratos de gestão com a Fundação Mutuense de Saúde, que administrava o hospital. Entretanto, a fundação não tem certidão negativa de débito do INSS e nem do FGTS, exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o que impossibilitou novos contratos. Após várias reuniões entre Executivo, Legislativo e Ministério Público, a solução encontrada, para manter os empregos dos trabalhadores bem como a saúde pública, foi assumir o gerenciamento do Hospital até que seja encontrada uma solução definitiva.

“O município está assumindo o Hospital para resguardar os direitos de funcionários e manter atendimento à população”, afirmou o prefeito Lírio Lautenschlager. De acordo com a assessoria do Executivo, o objetivo do prefeito é “lançar um edital de licitação para que uma organização social, especializada em gestão hospitalar, se habilite a administrar o Hospital Albert Sabin, quando então, e se isso se concretizar, poderá retomar também o atendimento via convênios e particular”.

“Não havia mais como continuar protelando a decisão, na medida em que essa já se transformou numa questão jurídica. O olhar da administração está na perspectiva daquilo que é bom para a sociedade mutuense, ou seja, manter a assistência em saúde e o trabalho dos funcionários”, resumiu o secretário de Saúde, Sidney Ferreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...

Governador de SP e Mauro se reúnem em Cuiabá com lideranças empresariais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...
PUBLICIDADE