quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: Lideranças se reúnem para traçar plano de desenvolvimento

PUBLICIDADE

Visualizar Nova Mutum no ano de 2015 e traçar metas agora para que no referido ano o município seja desenvolvido, moderno, com mais qualidade de vida e com as características de um pólo regional. Com este objetivo o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SEDER), Otaviano Olavo Pivetta, reuniu-se com cerca de 40 lideranças locais no sábado, em reunião no auditório do Sindicato Rural. Temas importantes foram debatidos e algumas parcerias foram definidas.

Segundo Otaviano Pivetta, Nova Mutum é uma estrela do novo ciclo econômico que está sendo impulsionado pelo governador Blairo Maggi. “O status de entroncamento regional que será dado ao município com a construção da Rodovia Leste/Oeste (Campo Verde /Sapezal) já está fazendo com que as atenções de grandes grupos empresariais se voltem para cá. A administração e a comunidade precisam estar preparadas e saber aproveitar essas oportunidades”, explicou.

Um dos assuntos da pauta foi à construção do novo aeroporto. O secretário pediu urgência na obra e assumiu o compromisso de que o Estado vai entrar a capa asfaltica. A Secretaria Municipal de Obras fará a terraplanagem da pista, que está localizada à 10km da cidade (direção da à Gleba Iracema) em área conseguida através de comodato com a Mutum Agropecuária. “Um aeroporto adequado é o mínimo de estrutura necessária para atrair investidores”, disse Otaviano.

O fomento aos pequenos agricultores e à avicultura foi outro assunto da pauta. O Secretário sugeriu a formação de um grupo de trabalho para alavancar a criação de frangos, de maneira que o Frigorífico Mary Loize, de Nova Mutum, atinja a sua capacidade de produção, que é de abater 120 mil frangos dia. Hoje são apenas 60 mil frangos/dia. Está sendo projetada também uma parceria da Prefeitura local com a indústria para o asfaltamento do pátio do Frigorífico, dando condições para exportação. A expectativa é de que até final de maio a obra de 7 mil m² já esteja concluída.

Ainda no que diz respeito à avicultura, o prefeito Adriano Xavier Pivetta informou que a Prefeitura Municipal vai estabelecer parceria com pequenos agricultores do Pontal do Marape. De acordo com o mesmo, a Prefeitura fará a terraplanagem para a construção de mais 30 aviários dentro do assentamento.

No plano de desenvolvimento discutido no sábado aforam abordados ainda assuntos como a exploração imobiliária e a criação de um conselho de desenvolvimento urbano, o incremento da suinocultura e o projeto de diversificação através de hortifrutigranjeiros e plantas medicinais. Otaviano Pivetta informou ainda que está intermediando a implantação de um laboratório de análise de algodão da BM&F no município e que empresários do ramo têxtil com interesses no Mato Grosso estarão visitando Nova Mutum dentro de alguns dias.

O prefeito de Nova Mutum avaliou de forma muito positiva a reunião e destacou a importância do município estar preparado para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. De acordo com ele, a Prefeitura também está trabalhando na organização da cadeia produtiva e hoje conta com a parceria, tanto da iniciativa privada como do Governo do Estado para colocar em pratica projetos importantes para o desenvolvimento da comunidade local.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE