PUBLICIDADE

Nova Mutum comemorou 17 anos de emancipação ontem

PUBLICIDADE

O município de Nova Mutum comemorou 17 anos emancipação política administrativa na última segunda-feira, dia 04 de julho e para marcar a data uma programação especial foi realizada. Na segunda-feira pela manhã a comunidade reuniu-se em frente à Prefeitura Municipal para acompanhar ato cívico com pronunciamento de autoridades e apresentações das escolas locais. Já no período da noite a festa aconteceu em frente ao Ginásio Matrinxã, com show pirotécnico, apresentações de artistas locais e show com as bandas Alma da Terra e Thiago José & Alô Tchê.

Durante pronunciamento oficial o prefeito Adriano Xavier Pivetta, falou sobre o desenvolvimento de Nova Mutum ao longo dos 17 anos de emancipação e de como a participação da comunidade foi importante nesse processo. O vice-prefeito Alcindo Uggeri, que é também um dos pioneiros do município falou sobre as dificuldades enfrentadas no início e de como tudo mudou desde a época em que chegou em Nova Mutum. As palavras das autoridades formam claramente expressas através das apresentações. Foram poesias, músicas, paródias e danças, que além de homenagem demonstram o orgulho de ser mutuense.

Fez parte também do ato cívico a inauguração de uma galeria com fotos dos administradores de Nova Mutum ao longo dos seus 17 anos (prefeitos e vice-prefeitos). A galeria traz as fotos de Boleslau Dziachan e Francisco Pinard de Moraes (1989/1992), José Carlos Menolli e Alcindo Uggeri (1993/1996), Boleslau Dziachan e Aldo José Oro (1997/2000), Adriano Xavier Pivetta e Lírio Lautenschlager (2001/2004) e os atuais, Adriano Xavier Pivetta e Alcindo Uggeri (2005/2008). “É uma forma de homenagear todas as pessoas que já comandaram o município, com seus planos, ideais e objetivos”, disse Pivetta.

De acordo com o que está registrado na história local, em 1988 foi realizado um plebiscito com a inclusão de São Manuel e Gleba Ranchão, ocorrendo a emancipação de Nova Mutum pelo Decreto Legislativo nº 2678. O município foi oficialmente criado em 04 de julho de 1988 através da Lei nº5321 de autoria do deputado estadual Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Carlos Bezerra. A lei assim reza: Artigo 1º – Fica criado o Município de Nova Mutum, com área desmembrada dos municípios de Nobres e Diamantino. Artigo 2º – O Município ora criado será constituído de um só Distrito, o da sede.

A instalação solene do Município deu-se no dia 01 de janeiro de 1989 com a posse do primeiro prefeito eleito pelo consenso, Boleslau Dziachan, tendo como vice Francisco Pinard de Moraes e os vereadores eleitos: Clemente Franzener, Silvino Rupolo, Carmem Giachini, Osvaldo Alves Faria, Moacir Fontana, João Inácio Lauxen, Adriano Casanova, Valdo Bressan e Vicente Paulino Barreiros. O primeiro presidente da câmara de vereadores foi Moacir Fontana.

Show de aniversário – Cerca de 2 mil pessoas se reuniram na noite de ontem, segunda-feira, dia 04, em frente ao Ginásio Matrinxã, para participar do show de aniversário de Nova Mutum. A festa começou com a tradicional Banda Alma da Terra e encerrou com a apresentação da Banda Thiago José & Alô Che. Nesse meio tempo houve também apresentação dos talentos de Nova Mutum (Larissa & André, Mônica Barreto, Cristina, Mercelo e Lean, Joel Bruno e Nil) e um super show pirotécnico na hora do parabéns para o município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE