sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum comemorou 17 anos de emancipação ontem

PUBLICIDADE

O município de Nova Mutum comemorou 17 anos emancipação política administrativa na última segunda-feira, dia 04 de julho e para marcar a data uma programação especial foi realizada. Na segunda-feira pela manhã a comunidade reuniu-se em frente à Prefeitura Municipal para acompanhar ato cívico com pronunciamento de autoridades e apresentações das escolas locais. Já no período da noite a festa aconteceu em frente ao Ginásio Matrinxã, com show pirotécnico, apresentações de artistas locais e show com as bandas Alma da Terra e Thiago José & Alô Tchê.

Durante pronunciamento oficial o prefeito Adriano Xavier Pivetta, falou sobre o desenvolvimento de Nova Mutum ao longo dos 17 anos de emancipação e de como a participação da comunidade foi importante nesse processo. O vice-prefeito Alcindo Uggeri, que é também um dos pioneiros do município falou sobre as dificuldades enfrentadas no início e de como tudo mudou desde a época em que chegou em Nova Mutum. As palavras das autoridades formam claramente expressas através das apresentações. Foram poesias, músicas, paródias e danças, que além de homenagem demonstram o orgulho de ser mutuense.

Fez parte também do ato cívico a inauguração de uma galeria com fotos dos administradores de Nova Mutum ao longo dos seus 17 anos (prefeitos e vice-prefeitos). A galeria traz as fotos de Boleslau Dziachan e Francisco Pinard de Moraes (1989/1992), José Carlos Menolli e Alcindo Uggeri (1993/1996), Boleslau Dziachan e Aldo José Oro (1997/2000), Adriano Xavier Pivetta e Lírio Lautenschlager (2001/2004) e os atuais, Adriano Xavier Pivetta e Alcindo Uggeri (2005/2008). “É uma forma de homenagear todas as pessoas que já comandaram o município, com seus planos, ideais e objetivos”, disse Pivetta.

De acordo com o que está registrado na história local, em 1988 foi realizado um plebiscito com a inclusão de São Manuel e Gleba Ranchão, ocorrendo a emancipação de Nova Mutum pelo Decreto Legislativo nº 2678. O município foi oficialmente criado em 04 de julho de 1988 através da Lei nº5321 de autoria do deputado estadual Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Carlos Bezerra. A lei assim reza: Artigo 1º – Fica criado o Município de Nova Mutum, com área desmembrada dos municípios de Nobres e Diamantino. Artigo 2º – O Município ora criado será constituído de um só Distrito, o da sede.

A instalação solene do Município deu-se no dia 01 de janeiro de 1989 com a posse do primeiro prefeito eleito pelo consenso, Boleslau Dziachan, tendo como vice Francisco Pinard de Moraes e os vereadores eleitos: Clemente Franzener, Silvino Rupolo, Carmem Giachini, Osvaldo Alves Faria, Moacir Fontana, João Inácio Lauxen, Adriano Casanova, Valdo Bressan e Vicente Paulino Barreiros. O primeiro presidente da câmara de vereadores foi Moacir Fontana.

Show de aniversário – Cerca de 2 mil pessoas se reuniram na noite de ontem, segunda-feira, dia 04, em frente ao Ginásio Matrinxã, para participar do show de aniversário de Nova Mutum. A festa começou com a tradicional Banda Alma da Terra e encerrou com a apresentação da Banda Thiago José & Alô Che. Nesse meio tempo houve também apresentação dos talentos de Nova Mutum (Larissa & André, Mônica Barreto, Cristina, Mercelo e Lean, Joel Bruno e Nil) e um super show pirotécnico na hora do parabéns para o município.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE