Política

Nova Mutum comemora 17 anos de emancipação hoje

Nova Mutum está em festa hoje, quando é comemorado o 17º aniversário de emancipação do município. Com cerca de 20 mil habitantes, está entre os 7 maiores municípios produtores de Mato Grosso. Hoje é feriado municipal e as comemorações começam daqui a pouco, às 07:30h, com um ato cívico em frente a Prefeitura Municipal. Às 08:00h, serão feitas apresentações artísticas e culturais. Às 18:30h terá início a festa de aniversário do município, em frente ao ginásio Matrinxã, com programação especial para criançada. Será realizado ainda show pirotécnico, shows com artistas de Nova Mutum e com a Banda Alma da Terra.

A soja é a principal atividade econômica e foi através desta cultura que o município ganhou destaque nacional. Nova Mutum é conhecido também pelo cultivo de milho, arroz e algodão. O rebanho bovino é expressivo, assim como a criação de suínos e aves, que fazem movimentar duas indústrias de transformação importantes na região, gerando empregos e abrindo inúmeras oportunidades paralelas de investimento.

Hoje, Mato Grosso é o celeiro do Brasil e Nova Mutum já produz 1,1 milhões de toneladas de soja. São mais de 1.500 propriedades rurais e 370 mil hectares cultivados com a oleaginosa. A agricultura é o setor que mais emprega em Nova Mutum e onde já se exige também mão de obra qualificada.

Nova Mutum é uma cidade que cresce a olhos vistos. Dia após dia surgem novas construção comerciais e residenciais e o fluxo de pessoas também aumenta de forma considerável. O que todos buscam no município, que já tem cerca de 20 mil habitantes, é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração. Novas oportunidades e qualidade de vida sempre estão em primeiro lugar. A infra-estrutura urbana local acompanha esse processo e a cidade vem crescendo de forma planejada. Ruas asfaltadas e iluminadas, prédios públicos e escolas amplas e modernas, investimentos em saúde e cidadania, tanto no interior como na cidade fazem uma grande diferença.

Há mais de 900 empresas atuando em Nova Mutum. A informação é da Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo, que vem trabalhando no sentido de dar sustentação ao segmento comercial e industrial do município, incentivando o surgimento iniciativas locais e também mostrando o potencial que existe para investimentos externos, principalmente na transformação da matéria-prima em produto de alto valor agregado.