domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Nortão deve ganhar mais Zonas Eleitorais, diz desembargador

PUBLICIDADE

Além das sete comercas eleitorais de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Juara, Alta Floresta e Colíder, mais 10 zonas eleitorais devem vir para o Nortão. Essa é uma das metas do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Mato Grosso, desembargador Paulo Lessa.

Ele relatou que serão redistribuídas zonas que estão em lugares concentradas, como Cuiabá de onde serão transferidas 05 zonas. “10 serão redistribuídas nesta parte do Norte, em locais que já são Comarcas, mas não são Zonas Eleitorais. Então é necessário que a Justiça Eleitoral se aproxime mais da população, que é nosso principal cliente”, disse.

Outra novidade deve ser a construção do Cartório Eleitoral em Lucas do Rio Verde. O município conta hoje com 16.363 eleitores e atende os municípios de Tapurah (5.070 eleitores), Itanhangá (3.571) e Ipiranga do Norte (2.227).
“Há um interesse muito grande do município que a Justiça Eleitoral construa, edifique um Fórum Eleitoral a exemplo desse de Sinop, que é o primeiro do Estado”, ressaltou.

“Essa não é a nossa prioridade, mas já existe uma conversação sobre esse assunto com o juiz da Zona Eleitoral e o prefeito do município. Mas vai ser a passos largos”, completou. O juiz eleitoral do município, Túlio Duailibi Alves de Souza, informou ao Só Notícias, que já estão discutindo com o prefeito a construção do cartório, mas que não há nenhuma definição.

Durante a inauguração da nova sede do Cartório Eleitoral em Sinop, na última quinta-feira, o prefeito municipal Nilson Leitão também relatou sobre a necessidade da criação de mais zonas eleitorais na região de Sinop.
“Tivemos até agora apenas um juiz eleitoral. Vamos pedir para que tenham dois nas próximas eleições. Que aumente, passando de uma zona eleitoral para duas zonas nessa região. Exatamente para atender ainda melhor toda essa região”, relatou.

Ao todo são 356 mil eleitores em todo o Nortão, distribuídos em 33 municípios. Só na 22ª Zona Eleitoral de Sinop são mais de 86 mil votantes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE