sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Navalha: ministro é citado em obra para Sinop e Leitão é filmado com Zuleido

PUBLICIDADE

Uma gravação da Polícia Federal nas investigações da Operação Navalha, que apura os esquemas da empreiteira Gautama, da Bahia, acusada de comandar a rede de corrupção e fraudes em licitações estaduais e municipais para ganhar obras, mostra o proprietário Zuleido Veras conversando com um auxiliar sobre o andamento do processo para as obras da rede de esgoto em Sinop. Os diálogos divulgados hoje são breves e Zuleido pede ao seu empregado, identificado apenas como Flavio, detalhes sobre o processo para serem feitas as obras da rede de esgoto em Sinop. O funcionário cita que um ministro estaria tratando da obra em Sinop, mas não aponta nome.

Eis o trecho da gravação divulgado no Jornal da Globo:

Zuleido: O assunto de Sinop, Flávio?
Flávio: O assunto de Sinop, nossa amigo tá lá agora falando com o ministro e vai voltar à tarde exatamente para me dar uma posição.
Zuleido: Tá bom

A Polícia Federal também tem uma filmagem de um encontro entre o empresários Zuleido Veras e o prefeito Nilson Leitão, em um hotel em Brasília. O prefeito é investigado pela PF por suposta facilitação para que a empresa Gautama fosse a vencedora da licitiação para as obras da rede de esgoto. Também foi filmado um encontro, entre outro diretor da empreiteira e o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano Jair Pessine, apontado como intermediário no suposto recebimento de R$ 200 mil em propina.

Outro lado
O procurador jurídico da prefeitura de Sinop, Astor Reinheimmer, negou hoje, após ter acesso ao despacho da ministra Eliana Calmon, do STJ, que há gravações de conversas telefônicas do prefeito com o dono da empreiteira fazendo supostos acertos de propina. “Com certeza não existe pagamento de propina para o prefeito. Não há prova alguma, nem depósito, nem repasse”, afirma o procurador. Ele lembrou que não foi apenas a Gautama que venceu a licitação das obras de licitação da rede de esgoto que iniciariam nos próximos dias em Sinop. A empreiteira Cogente, de Campinas (SP), também foi a vencedora e ambas formaram o consórcio Xingú para fazer 40% de esgoto na cidade.
O financiamento do BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) , de R$ 40 milhões, seria liberado na próxima semana para a Prefeitura de Sinop. “Nos próprios autos não há nenhuma conversa telefônica tratando de direcionamento de vantagens indevidas para o prefeito”, acrescentou Astor.

O prefeito Nilson Leitão e o ex-secretário Jair Pessine devem ser ouvidos a partir desta 2ª feira, em Brasília.

Leia mais
STF recebe sete pedidos de habeas corpus para suspeitos da Operação Navalha
Em nota, PSDB defende Leitão
Prédio da PF em São Paulo foi feito por empreiteira envolvida na Operação Navalha
Leitão depõe na 2ª; procurador diz que não há provas contra ele
Ex-secretário em Sinop é acusado por suposto recebimento de propina
Vice-prefeito Sinop diz que empresa investigada pela PF não recebeu verbas
PF encaminha Leitão a Brasília; Justiça investiga empresa que faria obra de esgoto
Prefeito de Sinop é preso pela PF

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria recomenda a prefeitura melhorias em quatro unidades de saúde em Sorriso

O Ministério Público do Estado vistoriou quatro Unidades de...

Diretório estadual destitui comissão provisória do PL em Sinop

O diretório estadual do Partido Liberal decidiu destituir os...
PUBLICIDADE