Morreu, ontem, em Brasília, o ex-prefeito em Barra do Bugres (170 km ao Médio Norte) de Cuiabá e ex-deputado José Amando Barbosa Mota. Ele tinha 93 anos e a causa não foi informada. Em 1975, foi deputado estadual pela Arena, sendo eleito com 9,8 mil votos e na legislatura seguinte (que iniciou em 1979) foi reeleito. Mota era casado com Thaís Duarte Barbosa que foi a primeira prefeita de Tangará da Serra e também exerceu mandato de deputada estadual.
A prefeitura de Barra do Bugres manifestou pesar e registrou que “Jose Armando deixa um legado de atuação política de Mato Grosso. Nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável”.
O prefeito de Tangará, Vander Masson, divulgou nota lamentando profundamente e expondo que “levou consigo um pedaço vivo da própria história de Tangará da Serra. Na década de 1970, ainda como prefeito de Barra do Bugres, ele teve a visão e a coragem de propor a mudança da sede do município para esta região, que então era apenas uma promissora comunidade rural. Foi uma decisão ousada, polêmica e histórica — que marcou o nascimento de Tangará da Serra como cidade. Se hoje somos um dos municípios mais fortes e prósperos de Mato Grosso, é porque homens como José Amando ousaram sonhar”, registrou. “Ao seu lado, a inesquecível Thaís Bergo Duarte Barbosa, sua esposa, companheira e nossa primeira prefeita após a emancipação em 13 de maio de 1976. Uma mulher que fez da política uma missão de amor por Tangará, chegando a representar nosso povo também na Câmara dos Deputados”, concluiu.
Não foi confirmado quando será sepultado.