PUBLICIDADE

Preso em Mato Grosso suspeito por aplicar golpes em produtores rurais de Goiás

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande, deflagrou, ontem à tarde, a Operação Certidão Espúria, para cumprir ordens de prisão preventiva, busca e apreensão domiciliar, bloqueio de contas e sequestros de bens contra um morador de Várzea Grande suspeito de aplicar golpes em produtores rurais de Goiás.

A operação, realizada em conjunto com a Delegacia Estadual de Investigações Criminais de Goiás, apurou fraudes envolvendo a comercialização de certidões falsas de regularização ambiental. O alvo da operação, de 43 anos, se passava por servidor da secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás e fazia contato com produtores rurais de Goiás cobrando taxas e expedindo falsas certidões, “vendendo” a possibilidade de regularização imediata de pendências administrativas.

As investigações apontaram que o suspeito abordava diretamente pessoas físicas e entes societários que haviam sido autuados pela Semad, explorando a situação de vulnerabilidade administrativa para aplicar os golpes. Ele abordava as vítimas por meio de aplicativo de mensagens e, após o pagamento, entregava falsas certidões de débito ambiental negativas, com QR codes que remetiam a certidões legítimas emitidas em nome de outras pessoas.

A análise do perfil do suspeito apontou, ainda, que ele já praticava crimes de estelionato costumeiramente e, até mesmo, já havia sido preso em 2009 por porte de moeda falsa e em 2022 durante a Operação Fraudator, quando foi investigado por estelionato e associação criminosa.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é preso transportando 18 tabletes de cocaína e maconha em Mato Grosso

A operação conjunta entre Gefron e Polícia Rodoviária Federal...

Sinop: vizinhos saem no soco após cachorro fazer cocô na calçada  

Dois homens se envolveram em uma briga, ontem, no...

Blitz da lei seca em avenidas de Cuiabá tem 17 condutores presos e 32 veículos apreendidos

Dezessete motoristas foram presos durante duas edições da Operação...
PUBLICIDADE