terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Moradores coletam assinaturas para ‘derrubar’ prefeito de VG e 21 vereadores

PUBLICIDADE

A situação de abandono que Várzea Grande, o segundo maior município mato-grossense em termos populacionais, enfrenta começa a motivar protestos por bairros da cidade contra o prefeito Walace Guimarães (PMDB). Um abaixo-assinado foi elaborado para coletar assinaturas de moradores que estão insatisfeitos com a atual gestão e exigem a saída do peemedebista. A insatisfação popular também respinga nos 21 vereadores.

No documento, os organizadores descrevem que a sociedade várzea-grandense elabora o abaixo assinado para figurar no polo ativo de uma ação popular que pretendem impetrar na Justiça visando o “impeachment” do prefeito, Walace, do vice-prefeito Wilton Coelho Pereira, o Wiltinho (PR) e de todos os vereadores da atual gestão. Os 21 parlamentares são citados nominalmente no documento.

Um ato de protesto foi realizado no bairro Cristo Rei, ontem à tarde e reuniu dezenas de pessoas de bairros da região na avenida Gonçalo Botelho de Campos. Nas fotografias feitas no local, chama atenção o fato de que os buracos também estão presentes na movimentada avenida, inclusive, em frente ao prédio da subprefeitura. O trânsito no local precisou ser desviado. Guardas municipais ficaram responsável por garantir a segurança no local do evento e controlar o tráfego de veículos nas proximidades.

Os moradores elencaram vários problemas que enfrentam diariamente. Em especial, a falta de infraestrutura com ruas intransitáveis com muitos buracos que nesse período chuvoso acumulam água e oferecem perigo de acidentes para motoristas, pedestres e motociclistas, além do risco de doenças.

No protesto, os populares utilizaram cartazes com diversos enunciados. Alguns pediam um pelo “desprezo e migalhas” recebidos da atual gestão, outros pediam a saída do prefeito Walace. Também foram questionados o destino das verbas públicas destinadas a obras em Várzea Grande, o trabalhos do PAC 1 e PAC 2 e ainda em quais setores são aplicados recursos arrecadados com impostos como IPTU e IPVA.

Os participantes também fizeram uma “cotinha” com doação de dinheiro para fazer cópias do abaixo assinado que pretende arrecadar milhares de assinaturas. As imagens e vídeos do protesto foram publicadas em páginas do Facebook como o Buracos MT e compartilhadas por dezenas de pessoas e comunidades criadas no ambiente virtual para denunciar o descaso da atual gestão e para exigir melhorias na cidade.

Problemas na Justiça e crise de imagem

Walace, que era deputado estadual, entrou na disputa pela prefeitura do município em 2012 se colocando como uma “nova opção” para Várzea Grande e com promessas de melhorias em áreas básicas como infraestrutura, educação e saúde. Até o momento não conseguiu dar uma resposta satisfatória à população que convive diariamente com ruas tomadas por buracos, falta de água em dezenas de bairros e um Pronto-Socorro que já foi comparado com um “campo de concentração”.

Por outro lado, ele é alvo de denúncias por realizar vários contratos sem licitação, também é réu num processo na Justiça Eleitoral sob acusação de compra de votos e caixa 2 nas eleições 2012. Ele já sofreu várias decisões desfavoráveis na ação movida pelo Partido Democrata, na tentativa de não ter o sigilo fiscal e bancário quebrado para a Justiça juntar provas que confirmem ou descartem os crimes eleitorais pelos quais o gestor é acusado. Walace Guimarães também é investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na Operação Camaleão deflagrada em 18 de novembro de 2014.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre vereador e presidente de câmara em Mato Grosso

O vereador e presidente da câmara municipal de Jaciara,...

Matupá investirá R$ 1,1 milhão em novos equipamentos

A prefeitura vai licitar, dia 20 do mês que...

Prefeito de Nova Mutum autoriza reformar 4 unidades de saúde; R$ 627 mil

O prefeito Leandro Felix autorizou a revitalização dos Postos...
PUBLICIDADE