quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Ministro vai a Cuiabá para discutir novo modelo de integração regional

PUBLICIDADE

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, desembarca em Cuiabá nesta sexta-feira (7) para participar do segundo encontro do Fórum dos Governadores do Brasil Central, no Palácio Paiaguás. A vinda objetiva dar continuidade à discussão de temas relacionados ao projeto Movimento Brasil Central, bem como a definição da forma de cooperação entre os estados que compõem o movimento.

Para o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, a construção de um Consórcio Interestadual do Brasil Central representa um grande passo para o desenvolvimento regional “Se olharmos de maneira desprendida os estados que compõem o Brasil Central, cada qual com sua potencialidade, enxergaremos apenas seis estados brasileiros. Mas sob a ótica do bloco, formado por regiões do Centro-Oeste e dos estados do Tocantins e Rondônia, veremos que juntos as potencialidade não exploradas trarão grandes avanços para as regiões”, disse.

Gustavo Oliveira destaca que, para esta segunda reunião, na qual será discutida a forma de cooperação entre os estados, será apresentada também uma proposta de regimento jurídico, com um esboço de atribuições, responsabilidades e projetos prioritários. Lembra ainda que desde a primeira reunião entre os governadores, realizada em Goiânia (GO), os secretários de Estado estão debruçados em projetos voltados para as áreas da educação, agricultura familiar, logística, industrialização, desenvolvimento econômico, entre outros temas. “Este novo modelo de integração regional está sendo fundamentado em bases que fomentarão grandes revoluções nas mais diversas áreas e tem como principal foco o desenvolvimento de maneira mais acelerada”, conta.

Brasil Central- O Fórum dos Governadores do Brasil Central é composto, além do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, dos governadores de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Tocantins, Marcelo Miranda; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Rondônia, Confúcio Moura; e do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger.

Na capital mato-grossense, a programação do encontro na sexta-feira começa às 8h com a entrega das credenciais à imprensa, no Salão Cultural do Palácio Paiaguás. Às 8h30, o governador Pedro Taques recebe os demais governadores em seu gabinete, de onde os chefes se encaminham para a entrevista coletiva no Auditório Ponce de Arruda, às 9h. Em seguida, os governadores vão se reunir com os presidentes das Assembleias Legislativas e os secretários de Planejamento dos Estados, no Salão Garcia Neto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE