PUBLICIDADE

Ministro faz palestra e diz que Lucas do Rio Verde é referência para outros municípios brasileiros

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, palestrou, hoje, no encerramento do Show Safra BR-163. Com o tema “Governança Pública para transformar o Brasil”, apresentou os desafios de uma boa administração pública e a importância de uma gestão de qualidade para garantir o desenvolvimento do país.

Entre os assuntos abordados, Nardes explicou a necessidade de cada município, estado e a União em ter uma gestão de recursos eficiente para que os recursos públicos sejam bem aplicados. “É muito difícil administrar um país com 15 milhões de servidores públicos sem ter uma boa gestão. Outra dificuldade é a questão da inovação, é preciso ter harmonia entre os órgãos e entidades ligados à inovação”.

O ministro também enfatizou a questão do desemprego no Brasil, “o que dá dignidade ao cidadão é emprego” e destacou questões de segurança pública, meio ambiente, compras governamentais, política nacional de fronteira, mudanças na política agrícola, e a importância da troca de experiências entre os municípios para buscar soluções em conjunto.

O ministro ainda ressaltou que as bases para uma boa gestão são planejamento, controle, ação e execução e da governança são direcionamento, monitoramento e avaliação. “O maior desafio é entender que o país precisa ser pacificado, e ter uma visão que chefe de estado tem que governar para a nação para retomar a esperança do país”.

Nardes também aproveitou a visita para conhecer a Escola Municipal Olavo Bilac e o programa Citelucas, que leva conhecimento para as crianças utilizando a tecnologia como ferramenta. “Em Lucas do Rio Verde a educação é muito avançada pelo que vi hoje. Acho que pode ser uma referência e muitos municípios podem utilizar esse avanço que está acontecendo aqui, para implantar uma educação de forma organizada. Senti que aqui a educação é prioridade e isso é importante, porque através da educação você transforma as pessoas e, transformando as pessoas, você transforma o Brasil”.

O prefeito Luiz Binotti apontou as dificuldades da implantação da governança na iniciativa privada e principalmente no setor público. “Eu tenho certeza que este é o caminho, nós precisamos ter objetivos, metas, ter como medir o trabalho, ter gráficos que nos direcione, e a governança é uma ferramenta para que o gestor possa tomar as melhores decisões baseadas em informações técnicas e concretas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE