O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reuniu ontem, em Brasília, com a bancada federal de Mato Grosso, o prefeito Emanuel Pinheiro, vereadores da capital, sinalizou apoio a prefeitura para garantir a reabertura da Santa Casa de Misericórdia, que deixou de atender este mês por conta da grave crise financeira e mais de 600 pacientes foram transferidos para outros hospitais. Não foi mencionado o valor financeiro pleiteado.
O senador Wellington Fagundes declarou que “o ministro Mandetta tem total interesse em ajudar, prometendo que não deixará a Santa Casa na mão. Seguiremos dialogando”.
Mandetta pediu para a prefeitura definir se fará intervenção na Santa Casa para depois tratar sobre o aporte de recursos. “O ministro foi bem taxativo ao dizer que o Ministério da Saúde está pronto para acolher toda e qualquer tomada de decisão do prefeito, seja ela pela intervenção ou não. A liberação de recursos por parte do Governo Federal não é tão simples assim. É possível a liberação, mas o ministro quer ver o planejamento de gestão, como vai ser tomada essa decisão, apresentação do plano de recuperação para depois tratar de recursos”, disse o vereador Kero Kero.
O vereador Renivaldo Nascimento avaliou que “foi uma reunião muito produtiva, onde o ministro, categoricamente, garantiu que apoiará a decisão que o prefeito Emanuel Pinheiro vai tomar nos próximos dias. O ministro estará aguardando a decisão da prefeitura e, inclusive, recomendou que o Estado de Mato Grosso tem que estar presente, haja vista a responsabilidade da União, do Estado e do município no que refere-se à saúde da população”, contou o parlamentar, através da assessoria.